UMA JORNADA DE INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO E COMUNIDADE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15117Palavras-chave:
Saúde. Ensino. Integração.Resumo
Esse artigo apresenta um relato de experiências da prática da disciplina de Integração Ensino-Serviço Comunidade I (IESC) na Unidade de Saúde da Família II Francisco Paes de Lira, localizada na cidade de Redenção-PA. As atividades foram realizadas no primeiro semestre de 2024, com um grupo de estudantes do primeiro período do curso de medicina da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (FESAR), por meio de visitas feitas quinzenalmente em forma de revezamento entre acompanhar o funcionamento da unidade e participar de visitas domiciliares com os agentes comunitários de saúde (ACS), que visavam integrar os alunos à realidade da comunidade do setor serrinha, sob orientação dos agentes comunitários do setor serrinha. Diante dessa experiência multidisciplinar vivenciada, foi identificado um contexto no qual os habitantes da comunidade estavam expostos a situações de vulnerabilidade física e social como falta de saneamento básico, moradias irregulares e dificuldades de acesso aos serviços básicos de saúde, tornando o espaço carente em infraestrutura básica. O método de aprendizagem utilizado teve como intuito relacionar teoria e prática somada à vivência em campo, permitindo que os alunos desenvolvessem habilidades sensíveis e empáticas, fundamentais a futura relação médico-paciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY