EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS MULTIMODAIS DA PEDAGOGA E A CONSTITUIÇÃO DE SUA PROFISSIONALIDADE: REFLEXÕES AUTOBIOGRÁFICAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14946Palavras-chave:
Pedagoga. Pedagogia. Profissionalidade. Experiências multimodais. Contextos de atuação.Resumo
Este texto é um ensaio acadêmico que traz memórias autobiográficas e reflexões da própria autora, formada em licenciatura em Pedagogia, sobre as suas experiências profissionais que, por contemplarem práticas que não abrangem somente a docência na Educação Básica, são compreendidas como multimodais. Nesse sentido, as reflexões levantadas nessas memórias buscam relatar experiências profissionais multimodais, a partir de um relato autobiográfico, e refletir como se dá a constituição da profissionalidade da pedagoga em diferentes contextos de atuação. À vista disso, utilizou-se como método a pesquisa autobiográfica. A análise das memórias revelou que diversos conhecimentos da docência são incorporados na prática profissional de uma pedagoga que não atua em sala de aula, ao mesmo tempo que são ressignificados, reelaborados e dão gênese a outros conhecimentos. Conclui-se nesse ensaio, ainda que a docência seja a base para o curso de licenciatura, a existência de outras possibilidades para atuação da pedagoga, tomando como ponto de partida a formação e a experiência docente. Assim, não é necessário traçar uma dualidade entre profissionalidade da pedagoga e profissionalidade docente, pois a primeira é uma ramificação da segunda e há sempre outros possibilidades, embora haja inflexões na identidade profissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY