ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DE LESÕES POR PRESSÃO EM PACIENTES IDOSOS ACAMADOS EM AMBIENTE DOMICILIAR

Autores

  • Eduarda de Paula Siqueira UniRedentor
  • Lívia Figueiredo de Oliveira Magalhães UniRedentor
  • Suzana Andrade da Silva Lopes Universidade Iguaçu- UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14470

Palavras-chave:

Idoso acamado. Domiciliar. Lesão por pressão. Escala de Braden.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o papel do enfermeiro na prevenção de lesões por pressão em pacientes idosos acamados no âmbito domiciliar, averiguando a importância da Escala de Braden como instrumento auxiliar da assistência e do planejamento de cuidados,  analisando como a educação em saúde pode contribuir para que a família ou cuidador participe do plano estabelecido e de que maneira o ambiente em que o idoso está inserido pode influenciar no desenvolvimento dessas lesões. Para tanto, foi utilizado para a coleta de dados o método de revisão bibliográfica, através do conteúdo de artigos científicos publicados em plataformas digitais nos últimos dez anos. Concluiu-se que a assistência do enfermeiro a idosos acamados em ambiente domiciliar é de grande importância para a prevenção da lesão por pressão e possui resultados significativos através da elaboração de um plano de cuidados individual, da educação em saúde e de uma avaliação contínua, apesar do baixo número de artigos encontrados sobre o tema nesse cenário.

Biografia do Autor

Eduarda de Paula Siqueira, UniRedentor

Graduanda em Enfermagem- UniRedentor.

Lívia Figueiredo de Oliveira Magalhães, UniRedentor

Graduanda em Enfermagem- UniRedentor.

Suzana Andrade da Silva Lopes, Universidade Iguaçu- UNIG

Graduada em Enfermagem e Especialista em Dermatoterapia - Universidade Iguaçu- UNIG.

 

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Publicado

2024-06-11

Como Citar

Siqueira, E. de P., Magalhães, L. F. de O., & Lopes, S. A. da S. (2024). ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DE LESÕES POR PRESSÃO EM PACIENTES IDOSOS ACAMADOS EM AMBIENTE DOMICILIAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 1749–1757. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14470