PROCESSO DE LUTO E A HUMANIZAÇÃO DA MORTE: A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS PALIATIVOS NO CONTEXTO DA COVID-19

Autores

  • Carlina Lígia Araújo Pedro Ferreira GRADUARTE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1426

Palavras-chave:

Luto. Covid-19. Cuidados paliativos

Resumo

: a presente pesquisa objetiva fomentar o debate sobre a importância dos cuidados paliativos no processo de luto e humanização da morte no contexto da COVID-19. A metodologia da pesquisa está pautada nos princípios epistemológicas da pesquisa Qualitativa e tem como procedimento bibliográfica/literatura a partir de plataformas digitais de busca: plataforma Scielo e o Google Acadêmico. Os dados mais relevantes apontam que o luto é um fator contínuo e importante da pandemia COVID-19 que afeta pacientes, famílias e profissionais de saúde. Alguns processos de luto são novos, relacionados ao distanciamento e isolamento social, a incerteza relacionada à infecção e à incapacidade de implementar enterros e funerais nessa nova realidade. Outros são tipicamente experimentados perto do fim da vida, mas estão ocorrendo em uma escala sem precedentes que tem o potencial de ter efeitos devastadores a curto e longo prazo. 

Biografia do Autor

Carlina Lígia Araújo Pedro Ferreira, GRADUARTE

Graduação em Psicologia hospitalar pela FAVENI e Psicologia Organizacional do Trabalho pela GRADUARTE. E-mail: carol_biojp@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30/06/2021

Como Citar

Ferreira, C. L. A. P. . (2021). PROCESSO DE LUTO E A HUMANIZAÇÃO DA MORTE: A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS PALIATIVOS NO CONTEXTO DA COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 711–724. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1426