CUIDADOS PALIATIVOS, O LUTO E O PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA: BREVE REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS

Autores

  • Anazilia Gabriele Moreira UNINASSAU
  • Kailany Rodrigues Torres UNINASSAU
  • Adrielly Martins Porto Netto

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17131

Palavras-chave:

Cuidados paliativos. Atuação do psicólogo. Equipe multiprofissional. Luto.

Resumo

Este artigo aborda os conceitos dos cuidados paliativos na psicologia, entende que os cuidados paliativos de acordo com seus princípios demonstra a necessidade de ter um profissional que cuide da saúde mental uma vez que requer atendimento às demandas de saúde da doenças e da morte e o morrer. Aborda os processos do luto, e as suas fases na visão de Elizabeth Kubler-Ross. Ressalta a importância do papel do psicólogo no manejo emocional  diante de todo esse processo, fornecendo apoio aos pacientes e suas famílias para enfrentarem as dificuldades emocionais e passarem por esse processo de forma digna e respeitando a autonomia dos pacientes.

Biografia do Autor

Anazilia Gabriele Moreira, UNINASSAU

Especialista em Psicopedagogia (FATAP-MG) e Gestão Escolar integrada com habilitação em administração, inspeção, orientação e supervisão, Graduanda em psicologia Uninassau- To). 

Kailany Rodrigues Torres, UNINASSAU

Graduanda em psicologia (Uninassau- To).

Adrielly Martins Porto Netto

Professora, orientadora e Especialista.

Downloads

Publicado

2024-11-28

Como Citar

Moreira, A. G., Torres, K. R., & Netto, A. M. P. (2024). CUIDADOS PALIATIVOS, O LUTO E O PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA: BREVE REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 7207–7219. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17131