RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS

Autores

  • Raquel Souza Zaidan Nassri Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Ádila da Silva Vaz Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Thaís de Souza Laurêncio Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13387

Palavras-chave:

Deficiências. Inclusão. Relações interpessoais.

Resumo

A educação inclusiva busca o direito de todos e a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, atestando a importância de que todos os alunos possam aprender. Sendo assim, é importante conhecer e problematizar as relações interpessoais que ocorrem no ambiente escolar e que podem impactar positiva ou negativamente na inclusão de alunos com deficiências, bem como na sua aprendizagem e desenvolvimento. Diante dessa necessidade, este trabalho tem como objetivo apresentar a observação e análise das relações interpessoais estabelecidas pelos alunos com deficiências matriculados em uma escola do município de Jequié-BA. Trata-se de um relato de experiência, com vivências a partir das disciplinas de Estágio Supervisionado II e III, cursadas como requisito para formação em curso de Pedagogia. Foi possível perceber que as relações interpessoais das crianças com deficiências no contexto observado, são menos frequentes, incluem comportamentos conflituosos, além de serem dificultadas por algumas formas de abordagens pedagógicase questões características às próprias deficiências.

Biografia do Autor

Raquel Souza Zaidan Nassri, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador-BA. Tutora e orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso no Curso de Pedagogia EaD da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Coordenadora das Salas de Recursos Multifuncionais na rede municipal do Município de Itabuna-BA.

Ádila da Silva Vaz, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus -BA. Professora Licenciada em ciências biológicas.

Thaís de Souza Laurêncio, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus -BA.  Auxiliar de professor na educação infantil.

Downloads

Publicado

2024-03-28

Como Citar

Nassri, R. S. Z., Vaz, Ádila da S., & Laurêncio, T. de S. (2024). RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 2695–2713. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13387