RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13387Palavras-chave:
Deficiências. Inclusão. Relações interpessoais.Resumo
A educação inclusiva busca o direito de todos e a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, atestando a importância de que todos os alunos possam aprender. Sendo assim, é importante conhecer e problematizar as relações interpessoais que ocorrem no ambiente escolar e que podem impactar positiva ou negativamente na inclusão de alunos com deficiências, bem como na sua aprendizagem e desenvolvimento. Diante dessa necessidade, este trabalho tem como objetivo apresentar a observação e análise das relações interpessoais estabelecidas pelos alunos com deficiências matriculados em uma escola do município de Jequié-BA. Trata-se de um relato de experiência, com vivências a partir das disciplinas de Estágio Supervisionado II e III, cursadas como requisito para formação em curso de Pedagogia. Foi possível perceber que as relações interpessoais das crianças com deficiências no contexto observado, são menos frequentes, incluem comportamentos conflituosos, além de serem dificultadas por algumas formas de abordagens pedagógicase questões características às próprias deficiências.
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