ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES OSTOMIZADOS

Autores

  • Bruna Abas dos Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13207

Palavras-chave:

Enfermagem. Ostomia. Cuidados de enfermagem.

Resumo

A palavra ostomia possui origem grega do termo estoma, que consiste em um procedimento cirúrgico realizado para a formação artificial de uma nova abertura em algum sistema corporal, permitindo a comunicação entre o meio interno do organismo e o externo. Os objetivos da pesquisa são analisar publicações relacionadas aos cuidados de enfermagem em pacientes com colostomia e descrever a importância da assistência de enfermagem para esses pacientes. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de cunho descritivo, do tipo revisão integrativa, onde será abordado sobre a assistência de enfermagem a pacientes colostomizados. Foi realizado por meio de busca em base de dados disponível na Biblioteca Virtual de Saúde. Os artigos obtidos foram organizados e analisados, onde foi discutido sobre o procedimento cirúrgico em questão, a equipe de saúde e as necessidades do paciente. A partir do estudo, conclui-se que a assistência de enfermagem é essencial aos indivíduos ostomizados e que mesmo com os processos técnicos fundamentados em concepções científicas efetuados pelo profissional enfermeiro, é fundamental estabelecer vínculo com seus clientes levando em consideração suas questões éticas, morais, religiosas e suas personalidades singulares, tornando o cuidado individual.

Biografia do Autor

Bruna Abas dos Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO

Pós-graduada em clínica médica e cirúrgica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Marinha do Brasil. 

Downloads

Publicado

2024-04-15

Como Citar

Santos, B. A. dos. (2024). ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES OSTOMIZADOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1443–1450. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13207