ANÁLISE DO DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA A PARTIR DE ESCALAS E DEMAIS FERRAMENTAS DIAGNÓSTICAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Ana de Assis Silva Fialho Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba – IESVAP
  • Ana Letícia Cavalcante de Vasconcelos Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba – IESVAP
  • Raimundo Vitor Benigno de Sousa Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba-IESVAP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12968

Palavras-chave:

Selecionado. Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diagnóstico. Escalas de avaliação. Ferramentas diagnósticas. Análise diagnóstica.

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de estudo o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é a análise das ferramentas que compõem um diagnóstico efetivo do transtorno do espectro autista. Trata-se uma pesquisa de revisão integrativa da bibliografia, um estudo de objetivo exploratório, de abordagem qualitativa por método indutivo, realizada nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), publicados nos últimos dez anos (2011- 2022). A seleção de artigos resultou em 19 publicações onde foram considerados critérios que abordaram as escalas e critérios diagnósticos do TEA. Portanto, discussões sobre essa temática são essenciais para desenvolver profissionais críticos e qualificados. Os objetivos do presente trabalho foram atendidos na medida em que foi destacada a importância do diagnóstico do TEA e as principais escalas e formas de tratamento disponíveis.

Biografia do Autor

Ana de Assis Silva Fialho, Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba – IESVAP

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba – IESVAP. 

Ana Letícia Cavalcante de Vasconcelos, Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba – IESVAP

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba – IESVAP. 

Raimundo Vitor Benigno de Sousa, Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba-IESVAP

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba-IESVAP. 

Downloads

Publicado

2024-02-15

Como Citar

Fialho, A. de A. S., Vasconcelos, A. L. C. de, & Sousa, R. V. B. de. (2024). ANÁLISE DO DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA A PARTIR DE ESCALAS E DEMAIS FERRAMENTAS DIAGNÓSTICAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 830–854. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12968