O DISCURSO DOS PRINCIPAIS ATORES SOCIAIS COM INSERÇÃO NO CAMPO EDUCATIVO DE RIO FORMOSO- PE SOBRE A CATEGORIA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

https://doi.org/10.29327/211653.6.8-1

Autores

  • Pedro Gaudêncio Filho Naturalis Educação Superior
  • Ana Cláudia Néri Bastos Harvardx University
  • Alessandra Batista de Mattos Gouveia Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

A qualidade do ensino é temática corrente nas pautas das principais instituições que lidam com a educação no Brasil. Tanto no âmbito público quanto particular. Diante deste cenário, o objetivo geral deste trabalho foi perceber as noções acerca da qualidade da educação, imbricada nos discursos dos principais atores sociais com trânsito educacional na cidade de Rio Formoso. Acerca dos objetivos específicos foram elencados três, são eles: realizar um levantamento da literatura normativa e especializada sobre o tema da qualidade da educação; identificar os significados de algumas das principais noções de qualidade da educação, presentes no campo educacional brasileiro e analisar os consensos e disparidades referentes às noções de qualidade da educação de atores do campo educacional da cidade de Rio Formoso-PE. O procedimento metodológico adotado foi uma pesquisa do tipo qualitativa que se caracteriza por ser uma abordagem metodológica que investiga os temas dos fenômenos sociais que não podem ser quantificados. O foco deste trabalho foi a análise minuciosa do objeto de estudo, e que, por conseguinte, responder às inquietações investigativas elencadas no corpo deste trabalho. Em condição conclusiva, foi percebida uma variabilidade de noções sobre qualidade da educação, essa noção assume vários formatos, de acordo com período histórico e posição política assumida pelo sujeito. Assim, aliando os discursos destes atores à performance política ao qual estejam inseridos.

Biografia do Autor

Pedro Gaudêncio Filho , Naturalis Educação Superior

Graduado em Direito pela universidade Salgado Filho- UNIVERSO, especialista em Gestão Jurídica no Poder Judiciário pela Faculdade Novo Horizonte e mestre em Educação e  Ciências da Educação e Multidisciplinaridade pela Naturalis Educação Superior. E- mail: pgaufilho@gmail.com.

Ana Cláudia Néri Bastos , Harvardx University

Graduada em pedagogia pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Metodologia do ensino Superior pela Faculdade Dom Alberto- RS, aluna regular do Curso Entrepreneurship in Emerging Economies da Harvardx University. E- mail: anaclaudiabasttos@hotmail.com.

Alessandra Batista de Mattos Gouveia, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada no curso de bacharelado em Ciências Biológicas Universidade de Pernambuco, Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco, Doutorado em Biotecnologia - RENORBIO na área de saúde pela Universidade Estadual do Ceará e Pós-doc. pela Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Filho , P. G. ., Néri Bastos , A. C. ., & Batista de Mattos Gouveia, A. . (2020). O DISCURSO DOS PRINCIPAIS ATORES SOCIAIS COM INSERÇÃO NO CAMPO EDUCATIVO DE RIO FORMOSO- PE SOBRE A CATEGORIA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: https://doi.org/10.29327/211653.6.8-1. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(8), 01–18. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/126