O DISCURSO DOS PRINCIPAIS ATORES SOCIAIS COM INSERÇÃO NO CAMPO EDUCATIVO DE RIO FORMOSO- PE SOBRE A CATEGORIA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
https://doi.org/10.29327/211653.6.8-1
Resumo
A qualidade do ensino é temática corrente nas pautas das principais instituições que lidam com a educação no Brasil. Tanto no âmbito público quanto particular. Diante deste cenário, o objetivo geral deste trabalho foi perceber as noções acerca da qualidade da educação, imbricada nos discursos dos principais atores sociais com trânsito educacional na cidade de Rio Formoso. Acerca dos objetivos específicos foram elencados três, são eles: realizar um levantamento da literatura normativa e especializada sobre o tema da qualidade da educação; identificar os significados de algumas das principais noções de qualidade da educação, presentes no campo educacional brasileiro e analisar os consensos e disparidades referentes às noções de qualidade da educação de atores do campo educacional da cidade de Rio Formoso-PE. O procedimento metodológico adotado foi uma pesquisa do tipo qualitativa que se caracteriza por ser uma abordagem metodológica que investiga os temas dos fenômenos sociais que não podem ser quantificados. O foco deste trabalho foi a análise minuciosa do objeto de estudo, e que, por conseguinte, responder às inquietações investigativas elencadas no corpo deste trabalho. Em condição conclusiva, foi percebida uma variabilidade de noções sobre qualidade da educação, essa noção assume vários formatos, de acordo com período histórico e posição política assumida pelo sujeito. Assim, aliando os discursos destes atores à performance política ao qual estejam inseridos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY