AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE DO OESTE PARANAENSE

Autores

  • Yngrid Gabriele Piovesan Winter Faculdade Assis Gurgacz
  • Luciana Osório CavalliI Faculdade Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11179

Palavras-chave:

SUS. Ensino. Medicina.

Resumo

Esse artigo buscou entender como é realizado o ensino do Sistema Único de Saúde em uma universidade, avaliando o conhecimento dos alunos do curso de Medicina em 2 momentos distintos da graduação: ciclo básico e ciclo clínico. O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde do mundo e cerca de 73% dos profissionais médicos brasileiros atuam no setor público. A avaliação será realizada através de um questionário e as respostas serão analisadas e comparadas com o fim de compreender o grau de familiaridade dos futuros médicos com o SUS. Espera-se que o conhecimento dos estudantes seja construído de forma gradativa e que esteja melhor firmado ao final do ciclo clínico, quando os alunos estarão prestes a entrar no internato e ter um contato mais amplo com a prática clínica, especialmente com o ambiente da saúde pública.

Biografia do Autor

Yngrid Gabriele Piovesan Winter, Faculdade Assis Gurgacz

Acadêmica do quinto ano de Medicina na Faculdade Assis Gurgacz em Cascavel/PR.

 

Luciana Osório CavalliI, Faculdade Assis Gurgacz

Médica formada pela PUC/PR. Fez residência médica em Medicina da Família e Comunidade no Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre/RS.

Downloads

Publicado

2023-10-04

Como Citar

Winter, Y. G. P., & CavalliI, L. O. (2023). AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE DO OESTE PARANAENSE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 544–556. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11179