AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE DO OESTE PARANAENSE

Autores

  • Yngrid Gabriele Piovesan Winter Faculdade Assis Gurgacz
  • Luciana Osório CavalliI Faculdade Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11179

Palavras-chave:

SUS. Ensino. Medicina.

Resumo

Esse artigo buscou entender como é realizado o ensino do Sistema Único de Saúde em uma universidade, avaliando o conhecimento dos alunos do curso de Medicina em 2 momentos distintos da graduação: ciclo básico e ciclo clínico. O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde do mundo e cerca de 73% dos profissionais médicos brasileiros atuam no setor público. A avaliação será realizada através de um questionário e as respostas serão analisadas e comparadas com o fim de compreender o grau de familiaridade dos futuros médicos com o SUS. Espera-se que o conhecimento dos estudantes seja construído de forma gradativa e que esteja melhor firmado ao final do ciclo clínico, quando os alunos estarão prestes a entrar no internato e ter um contato mais amplo com a prática clínica, especialmente com o ambiente da saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yngrid Gabriele Piovesan Winter, Faculdade Assis Gurgacz

Acadêmica do quinto ano de Medicina na Faculdade Assis Gurgacz em Cascavel/PR.

 

Luciana Osório CavalliI, Faculdade Assis Gurgacz

Médica formada pela PUC/PR. Fez residência médica em Medicina da Família e Comunidade no Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre/RS.

Downloads

Publicado

2023-10-04

Como Citar

Winter, Y. G. P., & CavalliI, L. O. (2023). AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE DO OESTE PARANAENSE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 544–556. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11179