ASSISTENTE CHATGPT NA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Jean Carlos da Silva Monteiro Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10482

Palavras-chave:

ChatGPT. Educação. Possibilidades Pedagógicas.

Resumo

Este texto exibe um artigo produzido pelo Assistente ChatGPT, chatbot do laboratório de pesquisa de inteligência artificial estadunidense OpenAI. Inicialmente, realizou-se o seguinte questionamento: “é possível criar um artigo científico com o Assistente do ChatGPT?”. Para responder a esta pergunta, um autor humano concluiu, em 30 minutos, uma pesquisa sobre as oportunidades e os desafios da inserção estratégica do Assistente do ChatGPT na educação. Evidencia-se que apenas este resumo, a metodologia, os comentários do pesquisador e os comandos de busca foram escritos por uma pessoa. As referências também sofreram pequenas correções. Isso porque o Assistente tem como modelo de referenciamento as normas da American Psychological Association (APA) e no Brasil utiliza-se do que preconiza a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O restante do texto foi gerado pelo chatbots e está incluído neste documento sem edição humana, de maneira ipsis litteris. Elogios e críticas de como o ChatGPT organizou as ideias e argumentos sobre a temática proposta ficam a critério de que lê. Aos leitores deste artigo, significativas leituras.

Biografia do Autor

Jean Carlos da Silva Monteiro, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade Universidade Federal do Maranhão. 

Downloads

Publicado

2023-07-20

Como Citar

Monteiro, J. C. da S. (2023). ASSISTENTE CHATGPT NA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2899–2906. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10482