SUBLUXAÇÃO DA ARTICULAÇÃO ÚMERO-RADIO-ULNAR COM SUSPEITA DE RUPTURA DOS LIGAMENTOS CORRESPONDENTES: RELATO DE CASO

Autores

  • Ana Carolina Trombetta Rosa Pontificia Universidade Católica do Paraná
  • Rennê Leonardo Sant Anna Gomiero Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10448

Palavras-chave:

Equino. Cotovelo. Neurolítico. Biomecânica.

Resumo

A utilização de equinos para eventos esportivos tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Esse fato é decorrente da alta capacidade de aceleração e frenagem em um período de tempo muito curto, e trocas de movimentações rápidas que esses animais exercem de forma altamente eficaz. Entretanto, essas situações muitas vezes implicam no desenvolvimento máximo de sua capacidade biomecânica, tornando esses animais predispostos a ocorrência de lesões ligamentares, tendíneas, ósseas e musculares nos membros locomotores. O presente trabalho trata-se de um relato referente a um caso de subluxação articular com suspeita de lesões ligamentares no cotovelo equino originadas supostamente por esforço físico, com consequente acometimento das porções ósseas que compõe a anatomia dessa região. Esse estudo mostra a possibilidade do uso disciplinado de neurolíticos e a utilização de plasma rico em plaquetas como terapia adjuvante no tratamento.

Biografia do Autor

Ana Carolina Trombetta Rosa, Pontificia Universidade Católica do Paraná

Graduanda em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Toledo-PR, Brasil. 

Rennê Leonardo Sant Anna Gomiero, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal do Paraná. Especialização em Medicina Esportiva Equina pela Universidade Tuiuti do Paraná. Docente do curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Toledo-PR, Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-07-18

Como Citar

Rosa, A. C. T., & Gomiero, R. L. S. A. (2023). SUBLUXAÇÃO DA ARTICULAÇÃO ÚMERO-RADIO-ULNAR COM SUSPEITA DE RUPTURA DOS LIGAMENTOS CORRESPONDENTES: RELATO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2780–2798. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10448