A RELAÇÃO ENTRE REDES SOCIAIS E AUTOESTIMA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.976Palavras-chave:
Redes Sociais. Autoestima. Exposição. FrustraçãoResumo
O presente trabalho aborda a relação entre as redes sociais e a formação da autoestima do indivíduo, visto que é notável a presença e significância das mídias sociais no mundo atual. Tal preocupação justifica-se pela quantidade de indivíduos que medem sua capacidade e/ou beleza física a partir da opinião dos demais nas redes sociais, resultando assim, em problemas de autoestima, que refere-se a um componente do autoconceito , que diz respeito aos afetos e emoções que acompanham a descrição de nós mesmos. O artigo enquadra-se como uma pesquisa de campo em uma metodologia qualitativa, visto que, como meio de verificar tal necessidade, realizou-se um questionário com 25 pessoas de 13 a 49 anos residentes na cidade de Dom Pedro- Maranhão no qual abordou-se a preocupação supracitada, além de obter as opiniões dos mesmos sobre o tema, denotando ainda os sentimentos destas em sua própria relação mídia social x autoestima. O estudo baseia-se ainda em artigos e pesquisas de autores como Rogers, Vila Nova e Guilhard. A partir destas ferramentas pode-se constatar que faz-se necessário um amplo processo de reflexão pessoal e auto aceitação dos indivíduos, visto que grande parte da população busca desenfreadamente a aprovação dos demais para avaliar a si próprio, além de viver constantemente em prol de chegar a um padrão de vida estabelecido nas redes sociais que é inalcançável, resultando em desapontamentos e deficiências interiorizadas.
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