A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AS POSSIBILIDADES ADVINDAS PELO PROJETO “TECENDO A CONVIVÊNCIA” NA EXTENSÃO NASJEPI/UEPG

doi.org/10.29327/217514.7.1-15

Autores

  • Simone Cristina Campos Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG
  • Thais Cristina Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG

Palavras-chave:

Pessoa Idosa.  Amizade. Convivência. Serviço Social. Dignidade Humana.

Resumo

O presente trabalho está centrado na importância da convivência social e familiar para o idoso, prevista na PNI e Estatuto do Idoso, e a dificuldade de se realizar atividades com grupos de convivência em tempo de pandemia. Destacando que, respeitando as orientações do Ministério da Saúde, mantendo o isolamento social é possível contribuir com a garantia desse direito, bem como, na proposição de uma atividade que preencha o vazio causado pelo isolamento e coloque a pessoa idosa em atividade motora, mental, cognitiva e, por que não? Se relacionando remotamente com as colegas do grupo, mantendo e fortalecendo os vínculos criados. Como processo metodológico, foi realizado um diagnóstico social, bem como parcerias para compra dos materiais. Ainda, foi distribuído kits contendo novelos de lã, agulha e manual de instrução para confecção dos quadradinhos de tricot ou crochê, com a finalidade de montar uma almofada onde todas participaram da confecção criando a “almofada da amizade”. Como resultados, destaca-se a montagem de vinte e cinco almofadas as quais foram entregues as idosas. Quanto ao convívio social remoto, destacam-se relatos de sentimento de felicidade, participação e pertencimento.

 

Biografia do Autor

Simone Cristina Campos, Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG

Acadêmica no curso de bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG. Estagiária no projeto de extensão NASJEPI (UEPG). Ponta Grossa/PR. E-mail: simonecfontoura@hotmail.com.

Thais Cristina Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG

Professora Colaboradora no Curso de Bacharel em Serviço Social  pela Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG). Ponta Grossa/PR. E-mail: thais.pluskota@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/01/2021

Como Citar

Campos, S. C. ., & Santos, T. C. (2021). A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AS POSSIBILIDADES ADVINDAS PELO PROJETO “TECENDO A CONVIVÊNCIA” NA EXTENSÃO NASJEPI/UEPG: doi.org/10.29327/217514.7.1-15. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(1), 20. Recuperado de http://periodicorease.pro.br/rease/article/view/443