ADOÇÃO INTUITU PERSONAE E O PRINCÍPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA: ANÁLISE DAS DECISÕES DA 1ª VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DE SÃO LUÍS (2024)

Autores

  • Andrew Talysson Nascimento da Silva Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.28920

Palavras-chave:

Adoção intuitu personae. Cadastro nacional de adoção. Convivência familiar. Melhor interesse da criança. Socioafetividade.

Resumo

O presente artigo analisa a adoção intuitu personae à luz do princípio do melhor interesse da criança e do adolescente, com base nas decisões proferidas pela 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís no ano de 2024. Essa modalidade consiste na entrega direta da criança à pessoa escolhida pelos genitores biológicos, sem observância da ordem do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). Embora não possua regulamentação expressa no ordenamento jurídico brasileiro, tem sido admitida judicialmente em situações excepcionais, sobretudo quando demonstrada a existência de vínculos afetivos consolidados. A pesquisa possui abordagem qualitativa, natureza descritiva e fundamenta-se em revisão bibliográfica e análise documental. O universo pesquisado compreendeu 45 processos de adoção fora do cadastro distribuídos à unidade judicial em 2024, dos quais nove foram selecionados segundo critérios objetivos. Os resultados evidenciam que o deferimento ocorre quando presentes vínculo afetivo consolidado, estabilidade familiar, consentimento dos genitores biológicos e inexistência de irregularidades. Identificou-se, ainda, metodologia de controle baseada em avaliação psicossocial interdisciplinar, parecer ministerial e fundamentação na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Conclui-se que essa modalidade é compatível com a proteção integral prevista na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

168 61

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andrew Talysson Nascimento da Silva, Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

    Aluno do 10º período do Curso de Direito do Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB. 

Downloads

Publicado

2026-07-21

Como Citar

Silva, A. T. N. da. (2026). ADOÇÃO INTUITU PERSONAE E O PRINCÍPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA: ANÁLISE DAS DECISÕES DA 1ª VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DE SÃO LUÍS (2024). Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(7), 1-23. https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.28920

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.