A ADMINISTRAÇÃO E MANUTENÇÃO PREVENTIVA COMO FERRAMENTA DE EFICIÊNCIA NA GESTÃO DE ATIVOS PÚBLICOS

Autores

  • Glauberto Lourenço dos Santos FACUMINAS
  • Diorginis Willians da Silva Faculdade Venda Nova do Imigrante

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i5.27458

Palavras-chave:

Gestão de Ativos. Setor Público. Manutenção Preventiva. Eficiência Administrativa. Sustentabilidade.

Resumo

Este artigo analisou a manutenção preventiva como ferramenta estratégica para a sustentabilidade e a ampliação da vida útil dos ativos nas organizações públicas brasileiras. O problema central reside no fato de que a administração pública historicamente concentra esforços e recursos na aquisição de novos bens, negligenciando a conservação contínua do patrimônio existente. Metodologicamente, a pesquisa possui caráter qualitativo e descritivo. Utilizou-se a revisão bibliográfica e a análise rigorosa de normas técnicas, como a ISO 55000 e a NBR 5674, além de legislações vigentes, com destaque para a Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), que exige planejamento e gestão de riscos contratuais. Os principais resultados demonstram que custos com manutenção corretiva superam de 4 a 10 vezes os gastos preventivos. Essa negligência gera indisponibilidade de serviços essenciais, depreciação acelerada da infraestrutura e graves impactos ambientais decorrentes do descarte precoce de materiais. Conclui-se que a transição para a manutenção preventiva é um instrumento indispensável de governança pública. Ela assegura a previsibilidade orçamentária, a eficiência administrativa, a continuidade operacional e a preservação do erário contra o desperdício de recursos.

187 72

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Glauberto Lourenço dos Santos, FACUMINAS

    Bacharel em Administração, UNIFAEL Faculdade Educacional da Lapa, Administração de recursos humanos no setor público e administração patrimonial em organizações públicas, Faculdade Facuminas.

  • Diorginis Willians da Silva, Faculdade Venda Nova do Imigrante

    Bacharel em Administração, Centro Universitário Dom Bosco do Rio de Janeiro Especialização: Gestão de Projetos, Faculdade Venda Nova do Imigrante.

Downloads

Publicado

2026-05-29

Como Citar

Santos, G. L. dos, & Silva, D. W. da. (2026). A ADMINISTRAÇÃO E MANUTENÇÃO PREVENTIVA COMO FERRAMENTA DE EFICIÊNCIA NA GESTÃO DE ATIVOS PÚBLICOS. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(5), 1-13. https://doi.org/10.51891/rease.v12i5.27458

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.