PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM E SUA ASSOCIAÇÃO COM FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i4.25850

Palavras-chave:

Fatores de Risco Cardiovascular. Estudantes de Enfermagem. Perfil Sociodemográfico. Doenças Cardiovasculares.

Resumo

Introdução: Além dos conhecidos fatores de risco cardiovascular (FRCV), as condições sociodemográficas influenciam no surgimento de hábitos desfavoráveis de vida, principalmente entre estudantes de enfermagem. Portanto, conhecer a presença destes fatores e sua associação com o perfil sociodemográfico, torna-se necessário para implementar programas de promoção da saúde e conscientização dos problemas que tais hábitos podem acarretar ao indivíduo. Objetivo: Associar o perfil sociodemográfico dos graduandos de enfermagem com os FRCV. Método: estudo transversal, quantitativo, correlacional, com amostragem não probabilística, efetuado com 100 graduandos do curso de enfermagem. Os dados foram coletados via instrumento confeccionado pelos pesquisadores, voltado à caracterização da amostra, determinação do perfil sociodemográfico e FRCV, e submetidos a tratamento estatístico. Resultado: Resultados: Houve predominância dos graduandos do sexo feminino (85%), de 18-30 anos (69%), no 1º semestre da graduação (42%), período vespertino (54%), solteiros (70%), sem filhos (70%), de raça/cor branca (47%), evangélicos (44%), com situação laboral ativa (79%), renda familiar mensal de 1-3 salários mínimos (63%), cerca de 6-9 horas de trabalho (63,3%). Os FRCV encontrados nos estudantes foram: prática de atividade física insuficiente (62%), histórico familiar para DCV (45%), consumo de álcool (36%), obesidade (25%), colesterol elevado (6%), tabagismo (4%), DM (3%). Conclusão: foi observada a associação de características sociodemográficas com elevada prevalência de fatores de risco cardiovascular. A identificação dessa associação poderá guiar as ações voltadas para a promoção da saúde cardiovascular.

153 121

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Clara Souza de Almeida, Universidade Cidade de São Paulo

    Enfermeira formada pela Universidade Cidade de São Paulo. Especialista em Terapia Intensiva pela Faculdade Anhanguera e em Gestão de Qualidade e Segurança do Paciente pela DNA pós-graduação COREN. São Paulo (SP).

Downloads

Publicado

2026-04-24

Como Citar

Almeida, A. C. S. de. (2026). PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM E SUA ASSOCIAÇÃO COM FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(4), 1-22. https://doi.org/10.51891/rease.v12i4.25850

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.