DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS: RACISMO E REPRESENTATIVIDADE NAS ESCOLAS

Autores

  • Maria Liviane do Nascimento Lima UNILAB
  • Evaldo Ribeiro Oliveira UNILAB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17769

Palavras-chave:

Educação Étnico-racial. Racismo. Lei 10.639/03.

Resumo

Este artigo aborda o racismo como uma das feridas mais profundas da sociedade, destacando o impacto histórico da colonização e a persistência das cicatrizes entre negros e mestiços, particularmente no Brasil. Visa ainda, a crítica a negação do racismo e enfatiza a importância de discutir esse tema nas salas de aula, propondo o estudo da história sob a perspectiva de autores negros. A Lei 10.639/03 é mencionada como um marco na visibilidade da verdadeira história do povo negro no Brasil, tendo como base o desenvolvimento de uma educação étnico-racial, embora sua implementação ainda enfrente desafios, como o uso predominante de materiais didáticos com enfoque europeu. A descolonização dos currículos e a promoção da representatividade nas escolas são vistas como medidas fundamentais para enfrentar essa questão.

581 1085

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Liviane do Nascimento Lima, UNILAB

    Graduada em Bacharelado em Humanidades. licencianda em Pedagogia. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

  • Evaldo Ribeiro Oliveira, UNILAB

    Doutor em Educação e Professor do Curso de Pedagogia e do Instituto de Humanidades na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Downloads

Publicado

2025-01-06

Como Citar

Lima, M. L. do N., & Oliveira, E. R. (2025). DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS: RACISMO E REPRESENTATIVIDADE NAS ESCOLAS. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 11(1), 181-194. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17769

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.