FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO ESTADO DO PARANÁ

Autores/as

  • Fabiana Perin da Costa Vassi Must University
  • Vanderlei Ferreira Vassi UNESP
  • Luciana Rodrigues Ramos UEM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.29114

Palabras clave:

Formação docente. Educação Infantil. História da educação. Diversidade sociocultural.

Resumen

A formação de professores da Educação Infantil constitui um campo de análise que se articula diretamente aos processos históricos de escolarização e às transformações socioculturais que marcaram a educação brasileira. Compreendida como parte da constituição da cultura escolar e da organização da escola moderna, a formação docente reflete disputas políticas, concepções de infância e demandas sociais presentes em diferentes contextos históricos. No estado do Paraná, esse processo apresenta especificidades relacionadas às trajetórias institucionais da escolarização, à consolidação das Escolas Normais como espaços de formação docente e às políticas educacionais implementadas ao longo do século XX e início do século XXI. Nesse sentido, o presente artigo analisa a formação de professores da Educação Infantil no Paraná a partir de uma perspectiva histórico-sociocultural, considerando os processos de institucionalização da escola, os marcos legais da educação brasileira e as transformações nas concepções pedagógicas que orientam o trabalho docente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, fundamentada na análise de produções acadêmicas, legislações e documentos educacionais que orientam a formação docente no Brasil e no contexto paranaense. A análise percorre o processo histórico de institucionalização da formação de professores desde a criação das Escolas Normais no século XIX, passando pelas reformas educacionais da primeira metade do século XX, até as mudanças decorrentes da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394/1996 e da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018). Além disso, discute-se como as transformações da cultura escolar e as demandas relacionadas à diversidade sociocultural impactam a formação e a atuação dos professores da Educação Infantil. Os resultados indicam que, embora tenham ocorrido avanços significativos nas políticas de formação docente, persistem desafios relacionados à valorização profissional, às condições de trabalho e à necessidade de construção de práticas pedagógicas sensíveis à diversidade cultural e social presente no contexto educacional. Conclui-se que compreender historicamente a formação docente contribui para a reflexão crítica sobre o papel da escola e do professor na promoção de uma educação infantil comprometida com os princípios da diversidade, da inclusão e da justiça social.

116 42

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Fabiana Perin da Costa Vassi, Must University

    Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. MUST University, Estados Unidos. Especialista em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação pela FACINTER - Faculdade Internacional de Curitiba. Licenciada em Pedagogia pela UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná. Bacharela em Serviço Social pela UNOPAR-Universidade do Norte do Paraná Especialista em Educação Infantil. Coordenadora do curso de Serviço Social no Centro Universitário de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná - Unifatecie. Diretora Pedagógica da Casa da Criança de Paranavaí. 

  • Vanderlei Ferreira Vassi, UNESP

    Doutor em Ciência da Informação pela UNESP- Universidade Estadual Paulista -SP. Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo – MG Bacharel em Ciências Contábeis para UNESPAR- Universidade Estadual do Paraná. Professor no Centro Universitário de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná - Unifatecie. Agente Universitário Profissional na UNESPAR- Universidade Estadual do Paraná.

  • Luciana Rodrigues Ramos, UEM

    Doutoranda em Educação pela UEM - Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Formação Docente Interdisciplinar pelo PPIFOR - Unespar. -  Professora na Unifatecie. Professora na Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná. 

Publicado

2026-07-27

Cómo citar

Vassi, F. P. da C., Vassi, V. F., & Ramos, L. R. (2026). FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO ESTADO DO PARANÁ. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(7), 1-13. https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.29114