A UTILIZAÇÃO DAS TICS (TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) NO SISTEMA ESCOLAR A PARTIR DE MUDANÇAS NOS MODELOS E PARADIGMAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Juliana da Silva Andrade FAMEESP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9056

Palavras-chave:

Utilização das tecnologias da informação pelas instituições escolares. Mudanças de paradigmas educacionais. Aprendizagem significativa.

Resumo

Este trabalho de pesquisa procura refletir sobre a utilização das TICs (Tecnologias de Informação e de Comunicação) no âmbito escolar a partir de alterações nos modelos e concepções educacionais. Partindo disso, com vistas às transformações sociais, associadas ao atual momento histórico, serão analisadas as mudanças necessárias às instituições escolares, em conjunto com a comunidade que a compõe, para que haja uma incorporação e utilização relevante dos recursos tecnológicos no processo de aprendizagem dos educandos. Para tanto, no referencial teórico foram utilizadas, reflexões de professores e escritores como: Ladislau Dowbor, Luís Paulo Mercado, José Manuel Moran, José Armando Valente, dentre outros, que trazem uma ampla visão da atual sociedade globalizada, embasada no “bem do conhecimento” e nas novas tecnologias, assim como reflexões em relação ao posicionamento e mudanças instauradas nas instituições escolares diante de tal quadro. A partir da realização dessa pesquisa foi possível relacionar a construção de novos paradigmas educacionais à introdução das Tics no processo escolar, atrelando a utilização destas ferramentas a um processo de ensino-aprendizagem mais estimulante, criativo e significativo.

Biografia do Autor

Juliana da Silva Andrade, FAMEESP

Pós-graduação em Psicopedagogia/FAMEESP e Administração e Orientação Escolar/FaSouza, Graduação em Pedagogia- UERJ.

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

Andrade, J. da S. . (2023). A UTILIZAÇÃO DAS TICS (TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) NO SISTEMA ESCOLAR A PARTIR DE MUDANÇAS NOS MODELOS E PARADIGMAS EDUCACIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 2025–2037. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9056