O PROCESSO DE TRABALHO DO CIRURGIÃO DENTISTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E SEUS DESAFIOS

Autores

  • Ana Clara Elbert Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Paulo Heraldo Costa do Valle Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9024

Palavras-chave:

Cirurgião dentista. Estratégia de saúde da família. Odontologia e saúde básica.

Resumo

A inclusão de Equipes de Saúde Bucal no Programa de Saúde da Família teve a sua concretização no ano de 2000, no qual o Ministério da Saúde determinou o incentivo financeiro para sua implementação. Diante disso, este trabalho teve como objetivo enfatizar o processo de trabalho do Cirurgião Dentista no programa de saúde da família e seus desafios. Materiais e métodos: Revisão bibliográfica. Foram utilizadas bases de dados: Google acadêmico, SciELO e LiLacs e selecionados trabalhos entre os anos de 2013 a 2022. Resultados e discussões: A literatura analisada para compor a revisão aponta que a inclusão do Cirurgião Dentista no campo da Estratégia de Saúde da Família trouxe, além de novas perspectivas de trabalho, a necessidade de adequação do perfil desses profissionais no que diz respeito às responsabilidades no âmbito da equipe de Saúde da Família. Já se percebe que essa discussão, embora tardia, vem sendo implementada, assim como está ocorrendo a mudança do modelo de atenção, com a pactuação de um processo de formação condizente com esse novo modelo. Ultrapassada essa barreira, atualmente, considera-se o maior desafio a organização das demandas reprimidas, fazendo com que os procedimentos curativos ainda continuem sendo predominantes. Conclusões: A presença de equipes multidisciplinares com a integração de Cirurgiões Dentistas faz-se fundamental para a saúde integral dos indivíduos, devendo o profissional capacitado se responsabilizar pela busca do seu devido espaço, com a iniciativa de se aprimorar e assim, consolidar sua atuação dentro da Atenção Primária à Saúde. Em paralelo, novas pesquisas devem ser fomentadas, para que além da conduta dos profissionais seja integrada e pautada em estudos científicos atualizados, os processos de trabalho tenham como foco a população assistida, que possui peculiaridades e necessidades diferentes em cada microrregião, se distanciando de atividades engessadas.

Biografia do Autor

Ana Clara Elbert, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Especialista em Dentística pela Universidade Federal Fluminense (UFF) - (Pós Graduação Lato Sensu em Dentística). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Paulo Heraldo Costa do Valle, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Orientador. Doutor em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos, SP, 2001.

 

Downloads

Publicado

2023-04-04

Como Citar

Elbert, A. C. ., & Valle, P. H. C. do . (2023). O PROCESSO DE TRABALHO DO CIRURGIÃO DENTISTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E SEUS DESAFIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 1886–1895. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9024