HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA EM LESÕES CERVICAIS NÃO CARIOSAS

Autores

  • Wemerson Brito de Castro Faculdade de Ensino Superior de Floriano- FAESF
  • João Victor de Moura Correia Faculdade de Ensino Superior de Floriano- FAESF
  • Hércules de Jesus Cordeiro Faculdade de Ensino Superior de Floriano- FAESF
  • Mateus de Albuquerque Pinheiro Faculdade de Ensino Superior de Floriano- FAESF
  • Juliana Nolêto Costa Faculdade de Ensino Superior de Floriano – FAESF

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7213

Palavras-chave:

Hipersensibilidade da Dentina, Abrasão Dentária, Erosão Dentária.

Resumo

As lesões cervicais não-cariosas (LCNCs) são frequentes na rotina clínica do cirurgião dentista. Possuem etiologia variada e se caracterizam pela perda de estrutura de esmalte dentário, principalmente nas regiões cervicais dos dentes. Em decorrência dessas lesões, pacientes relatam sensação dolorosa e Hipersensibilidade Dentinária (HD) pela exposição dos túbulos dentários. Por serem multifatoriais, o tratamento dessa hipersensibilidade dependerá do diagnóstico preciso e eliminação da causa. O objetivo desta revisão de literatura foi realizar uma abordagem acerca da HD em LCNCs, esclarecer a etiologia, mecanismo de ação, diagnóstico e os possíveis tratamentos. Foram selecionados artigos científicos em inglês e português tomando como recorte temporal (2015-2022), nas bases de dados: registro de ensaios clínicos da Cochrane (Cochrane Library), SciELO, publicações médicas (PubMed), MEDLINE, livros e teses. Existem no mercado e na literatura, uma gama de artifícios e protocolos para o tratamento da HD nessas lesões e que é primordial o conhecimento e domínio, por parte dos profissionais, dos fatores causais, para assim abordar corretamente cada caso. Conhecer os agentes terapêuticos e seus mecanismos de ação é fundamental no protocolo de tratamento.

Biografia do Autor

Wemerson Brito de Castro, Faculdade de Ensino Superior de Floriano- FAESF

Granduando em Odontologia pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF). Floriano- PI. E-mail: castrowemersoncastro280295@hotmail.com.

João Victor de Moura Correia, Faculdade de Ensino Superior de Floriano- FAESF

Granduando em Odontologia pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF). Floriano- PI. E–mail: mouravictors97@gmail.com.

Hércules de Jesus Cordeiro, Faculdade de Ensino Superior de Floriano- FAESF

Granduando em Odontologia pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF). Floriano- PI. E-mail: herculesjesus8975@gmail.com.

Mateus de Albuquerque Pinheiro, Faculdade de Ensino Superior de Floriano- FAESF

Granduando em Odontologia pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF). Floriano- PI. E-mail: m.albuquerquez@gmail.com.

Juliana Nolêto Costa, Faculdade de Ensino Superior de Floriano – FAESF

Especialista em Dentística, Saúde da Família, Gestão em Saúde e Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares – Faculdade de Ensino Superior de Floriano – FAESF. E-mail: juliananoleto@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Castro, W. B. de ., Correia, J. V. de M. ., Cordeiro, H. de J. ., Pinheiro, M. de A. ., & Costa, J. N. . (2022). HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA EM LESÕES CERVICAIS NÃO CARIOSAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 1030–1041. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7213