EFICIÊNCIA DOS MÉTODOS DE TRATAMENTO E REABILITAÇÃO DAS LESÕES DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Lineker Pin Salles Universidade de Vassouras
  • Jéssica Abdala Lima Universidade de Vassouras
  • Marcos Alex Mendes da Silva Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6744

Palavras-chave:

Ligamento cruzado anterior. Tratamento. Reabilitação.

Resumo

O ligamento cruzado anterior (LCA) é um dos ligamentos mais importantes e mais estudados do joelho e a lesão dessa estrutura torna-se desafiador para os médicos na escolha do tratamento adequado que garanta reabilitação benéfica para saúde do paciente. O objetivo deste estudo foi conhecer novos métodos de tratamento e meios de reabilitação para o paciente portador de lesão do LCA. Trata-se de revisão de literatura, que incorporou 25 artigos pesquisados nas bases de dados do PubMed, LILACS e SCIELO nos últimos 5 anos (até o mês de abril), após atender aos critérios de inclusão (artigos de 2015 a 2021 nos idiomas português, inglês e espanhol e de acesso livre, do tipo relato de caso, ensaio clínico e artigo original). Os resultados mostraram o tratamento da lesão em 14 artigos, as técnicas de reabilitação em 9 artigos, e apenas 2 tinham apresentaram os métodos de tratamento e de reabilitação na mesma publicação. O estudo destaca também a eficácia dos métodos apresentados, classificando-os em: eficiência total do método, eficiência relativa do método, eficiência aparentemente benéfica, mas sem muitos estudos sobre o método, e, por fim, método sem eficiência significativa. Concluiu-se que é extremamente importante a escolha do tratamento correto para lesão de LCA, considerando o contexto do indivíduo e sua eficácia, e o protocolo de reabilitação benéfico após reconstrução do LCA.

Biografia do Autor

Lineker Pin Salles, Universidade de Vassouras

Discente da Universidade de Vassouras Vassouras, RJ, Brasil. E-mail: linekerpin@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1257-6499.

Jéssica Abdala Lima, Universidade de Vassouras

Discente da Universidade de Vassouras Vassouras, RJ, Brasil. E-mail: jessicaabdala@hotmail.com.

Marcos Alex Mendes da Silva, Universidade de Vassouras

Professor da Universidade de Vassouras, Graduação, Faculdade de Odontologia de Valença, especialização saúde coletiva UFJF e gestão em saúde Fiocruz, mestrado UFJF e doutorado UFMG em saúde coletiva. E-mail: marcosalexmendes@uol.com.br.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Salles, L. P. ., Lima, J. A. ., & Silva, M. A. M. da . (2022). EFICIÊNCIA DOS MÉTODOS DE TRATAMENTO E REABILITAÇÃO DAS LESÕES DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 463–477. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6744