INCIDÊNCIA DE LESÕES MUSCULOESQUELETICAS EM JOGADORES DE FUTEBOL - CATEGORIA PROFISSIONAL

Autores

  • Ana Beatriz Vieira Possolini Centro Universitário Sudoeste Paulista- UNIFSP
  • Rosemary Berto Centro Universitário Sudoeste Paulista- UNIFSP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6663

Palavras-chave:

Futebol. Lesão musculoesquelética. Incidência de lesões. Fisioterapia esportiva.

Resumo

Introdução: O futebol é o esporte mais popular e mais praticado no mundo e por ser um esporte de alto rendimento gera um desgaste físico excessivo, causando um elevado índice de lesões, por ter grande contato físico, apresenta movimentos curtos, rápidos e não contínuos e também pelo excesso de jogos e treinos durante uma temporada, acaba causando grandes prejuízos para o atleta, seu clube e também seus patrocinadores. Diante deste contexto, os fisioterapeutas ganharam muito espaço nos últimos tempos, com o objetivo de recuperar os atletas lesionados e também elaborar prevenções, para um melhor desempenho físico do atleta e um menor risco de novas lesões. Objetivo: Analisar a incidência de lesões em jogadores de futebol profissional. Método: Trata-se de um estudo transversal, descritivo com abordagem quantitativa, realizado com 25 jogadores de futebol profissional de uma equipe de alto rendimento, onde os atletas responderam à um questionário. Resultados: Da amostra estudada, 76% dos atletas apresentaram lesões musculoesqueléticas, destas, 35% foram musculares e o local mais acometido foi a coxa (26%), a maioria das lesões (74%) foram ocasionadas de forma indireta e durante os jogos (76%). Conclusão: O estudo apresentou uma baixa taxa de lesões, grande maioria foram do tipo muscular, na região da coxa e acometendo mais os meio campistas. Os jogadores acreditam que o excesso de treinos semanais, o curto intervalo entre os jogos e a temporada brasileira interferem nas lesões indiretas.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Vieira Possolini, Centro Universitário Sudoeste Paulista- UNIFSP

Graduanda do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Sudoeste Paulista, UNIFSP, Avaré-SP;

Rosemary Berto, Centro Universitário Sudoeste Paulista- UNIFSP

Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Sudoeste Paulista, UNIFSP, Avaré-SP. Endereço eletrônico: abpossolini@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/08/2022

Como Citar

Possolini, A. B. V. ., & Berto, R. . (2022). INCIDÊNCIA DE LESÕES MUSCULOESQUELETICAS EM JOGADORES DE FUTEBOL - CATEGORIA PROFISSIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 984–994. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6663