INCIDÊNCIA DE DORES POSTURAIS RELACIONADAS AO HOME OFFICE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Marcella Fernandes Domingues Centro Universitário Sudoeste Paulista- UNIFSP
  • Rosemary Berto Centro Universitário Sudoeste Paulista- UNIFSP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6818

Palavras-chave:

Dores posturais. Home Office. Pandemia. Covid-19.

Resumo

Introdução: Para uma postura ideal, deve-se ter um estresse mínimo muscular e articular, com o aumento desse estresse teremos uma má postura e quando mantida de forma incorreta por um longo período, surge as dores posturais. Com o surgimento do novo coronavírus, houve a necessidade do isolamento social e a procura da sociedade de se beneficiar do home office, onde passaram a executar seus trabalhos em suas próprias casas. Porém, devido ao tempo prolongado que esses indivíduos passaram sentados numa mesma postura em frente ao computador, começaram a se queixar das dores oriundas dessa má postura. Objetivo: verificar a existência das dores posturais em indivíduos que atuaram no trabalho home office no período da pandemia do COVID-19 e analisar se essas dores posturais foram desenvolvidas durante a pandemia. Método: Trata se de um estudo transversal, descritivo com abordagem quantitativa, onde 30 indivíduos que realizaram trabalho em home office durante a pandemia do COVID-19 responderam um questionário de origem autoral com 25 questões. Resultados: A idade dos indivíduos variou de 21 a 59 anos, onde 53,3% da amostra já sentia dores posturais antes do início do home office e após 73,3% sentiram dores posturais, as dores nas costas eram de 40% e durante o home office na pandemia de COVID-19 foram no pescoço (80%), onde 60% dos indivíduos relataram que permaneciam com o tronco fletido. Conclusão: Sendo assim, esse estudo evidenciou que houve um aumento das dores posturais nos indivíduos que trabalharam em home office durante a pandemia de COVID-19, e essas dores poderiam ter sido minimizadas com ajustes ergonômicos adequados para cada indivíduo.

Biografia do Autor

Marcella Fernandes Domingues, Centro Universitário Sudoeste Paulista- UNIFSP

Discente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Sudoeste Paulista. UNIFSP.  Avaré-SP – E-mail: marcellafernandes02@hotmail.com.

Rosemary Berto, Centro Universitário Sudoeste Paulista- UNIFSP

Doutora – UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Medicina de Botucatu - rosemaryberto@uol.com.br.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Domingues, M. F. ., & Berto, R. . (2022). INCIDÊNCIA DE DORES POSTURAIS RELACIONADAS AO HOME OFFICE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 367–376. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6818