A IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO-DENTISTA NOS INSTITUTOS DE MEDICINA LEGAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Anne Caroline Castro Lisboa Clemente Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • Bruno Luiz Ferreira da Silva Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • Ithalo José Alves da Silva Cruz Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6662

Palavras-chave:

Dentista no IML. Perícia odontolegal. Odontologia forense.

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura narrativa sobre a importância do Cirurgião-Dentista nos IMLs, destacando como sua ausência pode implicar em insuficiência de análise técnico-científica e desvalorização de evidências disponíveis. Realizou-se um levantamento dos artigos disponíveis nas bases de dados: SCIELO, BVS e PUBMED, utilizando como palavras chaves dentista no IML; perícia odontolegal e Odontologia forense, preferentemente entre os publicados a partir de 2017. Além da sólida colaboração nos casos de identificação humana, exames de corpo de delito, integridade física e estimativa de idade, as pericias odontolegais auxiliam na elucidação de casos de violência física, como assassinatos, estupros e abuso infantil, em que são comuns mordidas na pele.  Considera-se que o Odontolegista, atuando em conjunto com os demais profissionais forenses nos Institutos de Medicina Legal, contribui na elucidação dos casos, disponibilizando seus conhecimentos a serviço da justiça. Sua atuação é fundamental no âmbito pericial, tendo em vista o conhecimento específico da Odontologia que o capacita a intervir com maior rapidez e precisão. 

Biografia do Autor

Anne Caroline Castro Lisboa Clemente, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Docente do Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva, Área de Odontologia Forense, Curso de Odontologia, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Pernambuco, Brasil. E-mail: anne_clisboa@yahoo.com.

Bruno Luiz Ferreira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Docente do Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva, Área de Odontologia Forense, Curso de Odontologia, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Pernambuco, Brasil.

Ithalo José Alves da Silva Cruz, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Docente do Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva, Área de Odontologia Forense, Curso de Odontologia, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Pernambuco, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Clemente, A. C. C. L. ., Silva, B. L. F. da ., & Cruz, I. J. A. da S. . (2022). A IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO-DENTISTA NOS INSTITUTOS DE MEDICINA LEGAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 974–983. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6662