A UTILIZAÇÃO DE BIOGÁS COMO ESTRATÉGIA SUSTENTÁVEL PARA A PRODUÇÃO DE ENERGIA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Autores

  • Ana Paula Moreira de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marina de Oliveira Guimarães Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6471

Palavras-chave:

Biogás. Economia. Energia. Sustentabilidade.

Resumo

O biogás é um tipo de gás produzido a partir de matéria orgânica em decomposição, ele pode ser utilizado para produzir energia elétrica de maneira menos agressiva ao meio ambiente em comparação aos métodos existentes. Sua produção é mediada por um equipamento biodigestor que pode ser implementado em aterros sanitários, fábricas de produção suína ou até mesmo em locais de produção agrícola. Como meio de aumentar o conhecimento sobre esta técnica e identificar a aplicabilidade do biogás como fonte sustentável e econômica, a presente pesquisa teve como objetivo analisar, por meio de referência bibliográfica, a utilização de biogás como alternativa sustentável e econômica para geração de energia e a minimização dos impactos ambientais. Diferentes projetos analisados apontaram que o biogás é um gás menos agressivo ao meio ambiente e também colabora com a diminuição de consumo elétrico de concessionárias de energia. Entretanto, sua implementação envolve elevado custo financeiro, sugerindo-se que o projeto envolva parcerias com o governo ou empresas privadas. Conclui-se que o biogás é uma proposta sustentável de produção de energia que pode colaborar com o desenvolvimento sustentável e econômico das regiões onde é estabelecido.

Biografia do Autor

Ana Paula Moreira de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda em licenciatura em ciências biológicas - Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: anapaula.mo@hotmail.com.

Marina de Oliveira Guimarães, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutoranda em Engenharia de Produção e Sistemas - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) E-mail: marina_oguimaraes@yahoo.com.br.

 

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Almeida, A. P. M. de ., & Guimarães, M. de O. . (2022). A UTILIZAÇÃO DE BIOGÁS COMO ESTRATÉGIA SUSTENTÁVEL PARA A PRODUÇÃO DE ENERGIA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 663–673. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6471