BIOMECÂNICA DA CORRIDA E LESÕES DECORRENTES AOS ERROS DOS MOVIMENTOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Andréa Araújo dos Santos Universidade Privada Aberta Latino Americana-UPAL
  • France Willian Avila do Nascimento Universidade Federal do Acre-UFAC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6395

Palavras-chave:

Biomecânica. Corrida. Lesões.

Resumo

A atividade física é parte integrante da vida de milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo atletas profissionais e amadores que se preocupam com a estética, a saúde e o bem-estar social. Dentre as diversas modalidades de atividade física, a corrida apresenta-se como uma modalidade com grande número de praticantes, tanto pela facilidade e o baixo custo em sua prática, quanto pelos benefícios relacionados a saúde. Por esses e outros motivos, a corrida tem-se tornado popular. Apesar dos efeitos positivos da corrida em relação a saúde e bem-estar, os participantes dessa modalidade esportiva estão sujeitos a eventuais circunstâncias que podem levar o atleta, seja ele amador ou profissional, a se lesionar. O presente artigo tem por objetivo investigar a Biomecânica da Corrida, descrever a técnica de passada mais e as principais lesões ocasionadas pelos movimentos inadequados na corria. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura através de obras e artigos científicos. Os resultados apresentados nesta revisão evidência que a biomecânica correta traz benefícios como a prevenção de lesões, assim, proporcionando segurança aos seus praticantes.

Biografia do Autor

Andréa Araújo dos Santos, Universidade Privada Aberta Latino Americana-UPAL

Graduanda em Medicina, bacharelado pela Universidade Privada Aberta Latino Americana-UPAL. Em Cochabamba, Bolívia. Possui Graduação em Enfermagem — Bacharelado pela Universidade Federal do Acre-UFAC. Tem experiência na área de Enfermagem onde atuou na CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) e auditoria interna de prontuários da Pronto Clínica de Rio Branco-Acre. E-mail: deadebray_araujo@hotmail.com.

France Willian Avila do Nascimento, Universidade Federal do Acre-UFAC

Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício, Pós-Graduado em Treinamento Desportivo. Possui graduação em Educação Física-Licenciatura pela Universidade Federal do Acre-UFAC. Possui Graduação em Educação Física Bacharelado pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Musculação. Foi coordenador de modalidades pelo Estado do Acre no Jogos Escolares Brasileiros-JEB´s 2021 no Rio de Janeiro-Brasil. E-mail: franceacre@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

Santos, A. A. dos ., & Nascimento, F. W. A. do . (2022). BIOMECÂNICA DA CORRIDA E LESÕES DECORRENTES AOS ERROS DOS MOVIMENTOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 1091–1101. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6395