OS IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL DOS ENFERMEIROS DE PORTO VELHO RO NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Raíssa da Fonseca Quaresma Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA
  • Thalia Gomes de Freitas Centro Universitário Aparício Carvalho — FIMCA
  • Iara Thuanny Muniz da Silva Cahu Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5854

Palavras-chave:

Saúde Mental, Pandemia da COVID19, profissionais de enfermagem.

Resumo

: O presente artigo possibilitou uma reflexão acerca dos impactos na saúde mental dos profissionais de enfermagem no contexto da pandemia da COVID-19, levando em consideração que estes profissionais fizeram parte de um dos grupos mais afetados, vez que, a patologia era desconhecia com a possibilidade de contágio e óbito eminente. A temática faz parte dos assuntos mais discutidos na atualidade, por isso, a necessidade em ser analisada devido ao grande número de óbitos entre os anos de 2020 e 2021, também levando em consideração as sequelas que impactaram diretamente o contexto de vida desses profissionais, buscando também auxiliar de forma significativa em relação aos fatores que diante desse cenário pandêmico tem impactado a saúde mental desses profissionais principalmente por ainda estarmos em contato com novas descobertas e novas medidas de enfrentamento contra a COVID-19. O método utilizado foi qualitativo, com uma amostra de 05 (cinco) profissionais de enfermagem. A coleta se deu através de um questionário online por meio da plataforma google forms, onde atuamos com pesquisa exploratória. Os dados foram analisados através da análise do discurso, com base no referencial teórico da fenomenologia. Sendo assim, na presente pesquisa, foi possível identificar as experiências destes profissionais, possibilitar um olhar mais crítico em relação ao seu papel durante esse processo e os impactos causados pelo enfrentamento da pandemia do COVID-19 na saúde mental dos profissionais de enfermagem do município de Porto Velho-RO.

 

Biografia do Autor

Raíssa da Fonseca Quaresma, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

Acadêmica de Psicologia- Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA. E-mail: raissafonseca_16@hotmail.com

Thalia Gomes de Freitas, Centro Universitário Aparício Carvalho — FIMCA

Acadêmica de Psicologia-  Centro Universitário Aparício Carvalho — FIMCA. 

Iara Thuanny Muniz da Silva Cahu, Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA

Bacharel em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil- Ulbra . Pós-graduada em Psicologia Jurídica e Forense (faculdade Santo André). Pós-graduação em clínica psicanalítica (Faculdade Santo André). Pós-graduação em nefrologia multiprofissional.

 

Downloads

Publicado

2022-06-17

Como Citar

Quaresma, R. da F. ., Freitas, T. G. de ., & Cahu, I. T. M. da S. (2022). OS IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL DOS ENFERMEIROS DE PORTO VELHO RO NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 2883–2901. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5854