CUIDADOS DE ENFERMAGEM PRESTADOS AO RECÉM-NASCIDO DE BAIXO RISCO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Autores

  • Lásaro Duarte de Carvalho Hospital Dirceu Arcoverde de Parnaíba- Piauí
  • Wellyson Passos da Silva Clínica Revitaliza em Parnaíba - Piauí

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.4988

Palavras-chave:

Enfermeiro. Recém-nascido. Primeiros cuidados.

Resumo

 A assistência à saúde do recém-nascido é um cuidado essencial que deve estar presente na rotina do pessoal de enfermagem. Com a evolução do conceito de assistência a saúde da criança e do neonato, os cuidados de enfermagem ao recém-nascido se iniciam logo após o nascimento da criança. Este estudo tem como objetivo principal relatar os primeiros cuidados prestados pelo enfermeiro aos recém-nascidos de baixo risco. A presente pesquisa se trata de um estudo bibliográfico com caráter descritivo e exploratório. A busca foi realizada em livros e periódicos eletrônicos que abordaram a temática dos primeiros cuidados com o recém-nascido. O cuidado está presente dentro do contexto da enfermagem desde o surgimento dos primeiros relatos sobre o desenvolvimento desta atividade até aos dias atuais. Diante disso, o aperfeiçoamento da prestação do cuidado ao paciente se apresenta como um paradigma a ser enfrentado diariamente por aqueles que trabalham com a assistência ao paciente. Os cuidados dispensados ao recém-nascido imediatamente após o parto possuem relevante contribuição para melhor adaptação do neonato à nova fase por ele agora vivida e tem importância no que se refere à identificação precoce de patologias, além das medidas profiláticas que são essenciais para a prevenção ao acometimento de doenças ao neonato.

Biografia do Autor

Lásaro Duarte de Carvalho, Hospital Dirceu Arcoverde de Parnaíba- Piauí

Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Piauí e Pós-graduando em Enfermagem em Estomaterapia pela Faculdade FAVENI. Enfermeiro Assistencialista na linha de frente da COVID-19 no Hospital Dirceu Arcoverde de Parnaíba- Piauí. Bacharel em Enfermagem pela UNINASSAU.   E-mail: lasaro_duarte@hotmail.com.  

Wellyson Passos da Silva, Clínica Revitaliza em Parnaíba - Piauí

Enfermeiro Obstetra: no Centro Obstétrico do Hospital Dirceu Arcoverde de Parnaíba — Piauí, no Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Vida Humana no Hospital José Ferreira dos Reis em Paulino Neves — Maranhão e na Clínica Revitaliza em Parnaíba — Piauí. Pós-Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdades Integradas de Cruzeiro.  Bacharel em Enfermagem pela UNINASSAU. E-mail: wellysonpassos@outlook.com.

Downloads

Publicado

30/04/2022

Como Citar

Carvalho, L. D. de ., & Silva, W. P. da . (2022). CUIDADOS DE ENFERMAGEM PRESTADOS AO RECÉM-NASCIDO DE BAIXO RISCO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 915–928. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.4988