CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA QUINTANISTAS DE UMA UNIVERSIDADE PARAGUAIA ACERCA DO AUTISMO

Autores

  • Maracilda Costa de Oliveira UNINTER
  • Cesar Marcelo Ruiz Achar Centro Universitário da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4732

Palavras-chave:

Autismo. Conhecimentos prévios. Estudantes de medicina.

Resumo

 Introdução: O Autismo tem recebido particular atenção nas novas pesquisas da comunidade científica. O número de publicações aumentou em aproximadamente 600% após o ano 2000. As pesquisas envolvem diversas subáreas desta patologia, entretanto, antigas crenças ainda se mantém mesmo entre os profissionais da saúde. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento dos do quinto ano do curso de medicina sobre o autismo Métodos: Foi utilizada uma entrevista estruturada com 10 perguntas, empregada em publicações prévias realizadas em outros países, respondidas por estudantes de Medicina quinto ano, em uma universidade privada de Pedro Juan Caballero, Paraguay.  Resultados: 41 acadêmicos responderam o questionário e notou-se um índice muito baixo de acertos nas questões, sendo as médias muito baixas, com uma média de acerto de 5 questões de um total de 10 perguntas.  Conclusão: O conhecimento dos alunos de Medicina desta amostra acerca do Autismo é muito baixo e mostra como preocupante o cenário dos futuros médicos que em breve irão atuar no mercado.

Biografia do Autor

Maracilda Costa de Oliveira, UNINTER

Acadêmica de Medicina - UNINTER.  Graduada em Licenciatura em Informação - UFMT(Universidade Federal do Mato Grosso) . Pós- graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Pós- graduada em Neuropsicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar.

Cesar Marcelo Ruiz Achar, Centro Universitário da Amazônia

Graduado em Medicina - Universidad Internacional Tres Fronteras .Pós Graduado em Medicina Desportiva - Asociación de Traumatología de la Argentina.Pós Graduado em Nutrição Clínica - Sociedad Argentina de Transtornos Alimenticios.Especialista em Didáctica Universitaria. Médico do Clube Sportivo 2 de mayo de Fútbol .Docente Universitario de Anatomía –Uninter.

 

 

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Oliveira, M. C. de ., & Achar, C. M. R. . (2022). CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA QUINTANISTAS DE UMA UNIVERSIDADE PARAGUAIA ACERCA DO AUTISMO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1525–1535. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4732