PROGRAMA DE REABILITAÇÃO RESPIRATÓRIA NA PESSOA SUBMETIDA A CIRURGIA

Autores

  • Joana Maria Pinto Galvão Hospital José Joaquim Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4345

Palavras-chave:

Exercício Respiratório. Complicações Pós-Operatórias. Período Pré-Operatório. Período Pós-Operatório.

Resumo

Objetivos: Identificar a evidência científica produzida, relativamente à eficácia dos programas de reabilitação respiratória, nos períodos pré e pós-operatórios, para prevenção da ocorrência de complicações pulmonares pós-operatórias, bem como identificar quais os exercícios respiratórios a incluir.Método: Realizou-se investigação de cariz exploratório, cuja abordagem se baseou em pesquisa bibliográfica nas bases de dados B-ON, EBSCOHOST e plataforma Google Scholar, considerando o espaço temporal de Janeiro de 2017 a Dezembro de 2021, em que os descritores foram conjugados com o boleano “and”. Foi norteada pela questão de pesquisa: “Os programas de Reabilitação Respiratória, implementados nos períodos pré e pós-operatórios à pessoa submetida a cirurgia, são efetivos na prevenção de ocorrência de complicações pulmonares pós-operatórias?”Resultados: Do universo de 164 artigos encontrados foram selecionados 8 após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão.Conclusão: A realização da presente investigação, demonstrou a eficácia da implementação de programas de RR nos períodos pré e pós-operatórios, na redução da ocorrência de complicações pós-operatórias do foro pulmonar.

Biografia do Autor

Joana Maria Pinto Galvão, Hospital José Joaquim Fernandes

RN, Enfermeira na ULSBA – Hospital José Joaquim Fernandes -Beja. Mestranda em enfermagem e especialidade em Reabilitação ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2288-3169 jmp.galvao@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-03-04

Como Citar

Galvão, J. M. P. . (2022). PROGRAMA DE REABILITAÇÃO RESPIRATÓRIA NA PESSOA SUBMETIDA A CIRURGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 1292–1308. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4345