BENEFÍCIOS ADVINDOS DA ERGONOMIA E DA PRÁTICA DA GINÁSTICA LABORAL

Autores

  • Mário Reis  Carvalho Neto Universidad Europea del Atlántico

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4175

Palavras-chave:

Ergonomia. Ginástica Laboral. Benefícios. Saúde do trabalhador. Fisioterapia.

Resumo

O trabalho ininterrupto pode provocar problemas nas esferas física, psicológica e social para os empregados. A competitividade nos vários setores acaba por exigir a produtividade; em decorrência, o profissional, por um lado se empenha para a consecução dos objetivos da empresa, por outro, esquece-se de sua própria saúde. Danos são causados à saúde em geral e os afastamentos para tratamento são uma constante. Sob esta ótica, a Ergonomia e a Ginástica laboral, como parte de um plano fisioterapêutico, se configuram como grandes aliadas aos trabalhadores para minimizar os danos que se apresentam à sua saúde. Assim, o objetivo deste artigo é fazer uma revisão de literatura acerca dos benefícios advindos da Ergonomia e da prática Ginástica Laboral. Para tanto, a metodologia escolhida foi a revisão de literatura, em que a construção o texto se deu através da consulta às bases de dados e outros textos relacionados ao tema em questão. Os resultados evidenciaram que a ergonomia estuda, desenvolve e aplica regras e normas que viabilizam a organização do trabalho de modo que seja compatível com as características físicas e psíquicas do funcionário. A ginástica laboral também tem se mostrado como favorável no ambiente de trabalho de modo a contribuir para a melhoria das condições psíquicas e sociais dos funcionários. Conclui-se que a Ergonomia e a Ginástica Laboral, quando implementadas, promovem a melhoria da qualidade da saúde dos funcionários.

Biografia do Autor

Mário Reis  Carvalho Neto, Universidad Europea del Atlántico

Graduação em Fisioterapia, pela Universidade de Vassouras . Especialização em Traumato- Ortopédica com ênfase Hospitalar, pelo Centro Universitário Newton Paiva.Especialização em Fisioterapia do trabalho e Ergonomia pela AVM (2012); Especialização em Fisioterapia Esportiva, pela UFMG (2019).  Mestrado em Gerontologia, pela Universidad Europea del Atlántico.

Downloads

Publicado

2022-02-28 — Atualizado em 2022-03-12

Versões

Como Citar

Carvalho Neto, M. R. (2022). BENEFÍCIOS ADVINDOS DA ERGONOMIA E DA PRÁTICA DA GINÁSTICA LABORAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 316–329. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4175 (Original work published 28º de fevereiro de 2022)