A GESTÃO DA DIVERSIDADE E A INCLUSÃO DIGITAL NO ESPAÇO EDUCACIONAL

Autores

  • José Maria Maciel Lima Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3977

Palavras-chave:

Diversidade. Inclusão digital. Educação. Tecnologia. Escola.

Resumo

O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, pautada em uma abordagem de cunho qualitativa, com dados e informações obtidas através de artigos científicos, disponíveis na internet. O estudo tem como principais objetivos compreender a importância da valorização da diversidade e da redução da desigualdade no cenário educacional; almejando entender os desafios da diversidade especialmente no espaço escolar; refletindo sobre os desafios da gestão escolar, ponderando a importância da gestão democrática para a efetivação de ações afirmativas sobre a diversidade no âmbito educacional. Neste sentido, procura-se abordar os temas a seguir, propostos ao longo desta pesquisa, considerando os seguintes tópicos. De início, aborda-se a gestão da diversidade, no âmbito educacional, dando ênfase a importância de uma gestão eficiente, no combate às desigualdades, com o objetivo de incluir os alunos e oferecer oportunidades de acesso iguais para todos. A seção seguinte, trata-se de abordar os desafios da diversidade e as novas tecnologias, na atualidade. Este tópico traz a luz discussões que enfatizam a importância da democratização da informação para a formação integral do estudante estigmatizado e excluído do mundo digital, na sociedade do século XXI. O terceiro tópico enfatiza a importância da gestão escolar para integração e acesso da diversidade às novas tecnologias da informação e comunicação. No decorrer da pesquisa, foi possível constatar que os desafios da diversidade, no âmbito educacional, estão longe de ser superados, completamente. Mas, através de projetos e propostas pedagógicas afirmativas de combate às desigualdades sociais, no espaço escolar, pode-se amenizar os impactos causados pelas injustiças, principalmente a exclusão digital, e iniciar um processo de inclusão de forma justa, objetivando a oferta de oportunidades iguais para todos.    

Biografia do Autor

José Maria Maciel Lima, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação – MUST University – Florida - USA. Professor da rede Municipal e Estadual de ensino do Município de Curuá - Pará - Licenciado Pleno em Letras/Português – UFPA, Letras/Espanhol – UNIUBE, Letras/Inglês – UFOPA, Formação de Professores de Filosofia (Licenciatura) – FPA, Licenciado Pleno em Filosofia – FAMOSP. Especialista em Metodologia do ensino de Filosofia e Sociologia – UNIASSELVI, Especialista em Ensino de Língua Espanhola – UNICAM, Especialista em Educação Especial Inclusiva e Neuropsicopedagogia – Faculdade Futura, Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa - FAVENI e Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira – FAVENI.. E-mail: zezinho.curua@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Lima, J. M. M. . (2022). A GESTÃO DA DIVERSIDADE E A INCLUSÃO DIGITAL NO ESPAÇO EDUCACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1332–1348. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3977