A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3834Palavras-chave:
Formação. Educação. Profissionais.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a formação de professores no Brasil desde os primórdios, as bases legais, as características específicas no contexto da educação especial e os requisitos para uma educação inclusiva. A educação regular como princípio de educação orientada para a inclusão, requer profissionais que atuem com princípios legais e assertividade em suas práticas educativas, realizando ajustes necessários e oportunizando a todos uma educação de qualidade acessível. A formação dos profissionais é a maior ferramenta para permitir uma educação de qualidade e, especialmente, para garantir o apoio adequado aos atendimentos específicos destinados às crianças com deficiência. Com base nas normas legais e instrumentos metodológicos, levantaremos questões relacionadas ao currículo dos profissionais que estão à frente da educação especial, seus marcos legais, características que marcaram a educação especial no Brasil, a primeira formação profissional na área, fundamentos históricos e bases conceituais baseadas em práticas disseminadas nos princípios da Declaração de Salamanca.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY