REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E CURRÍCULO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3422Palavras-chave:
Educação. Currículo. Didática. Professor. Sociedade.Resumo
Este artigo tem como objetivo principal, refletir sobre a importância do Currículo na Educação, no exercício da docência, para o êxito no processo de ensino e aprendizagem do aluno. Para tanto, serão abordadas as principais características do currículo, seus conceitos, a sua importância para a vida e para o planejamento do docente, pois é o currículo que possibilita ao professor uma organização fixa dos conteúdos e das atividades no contexto escolar, além de refletir sobre as construções teóricas sobre o tema. A questão desta investigação bibliográfica foi: Qual o contexto teórico do Currículo e Educação e suas Teorias do Currículo? O presente trabalho constitui-se em um estudo de caráter teórico, com uma abordagem qualitativa, realizada por meio de revisão bibliográfica e método dedutivo. E teve como motivação de pesquisa minha experiência como aluno especial do Doutorado em Educação, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), disciplina do Seminário Avançado: Estudos sobre Currículo, ministrado pelo Prof. Dr. Mauro Augusto Burkert Del Pino. No presente trabalho, foi realizado uma pesquisa e reflexão sobre educação e currículo, apresentando as teorias tradicionais, teorias educacionais críticas e teorias pós-criticas. Desta maneira, a compreensão acerca das teorias do currículo é indispensável, pois, por meio dessa compreensão perceberemos quais são os valores e hábitos que nossos currículos induzem e perpetuam. E, somente a partir dessa reflexão, poderemos elaborar currículos verdadeiramente inclusivos. Os resultados deste estudo, encontram-se no decorrer deste trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY