ANÁLISE DE PROCESSOS E INSUMOS NA FABRICAÇÃO DE COSMÉTICOS NATURAIS

Autores

  • Fabrina Barbieri Peres UNIFAI
  • Larissa Caliani Uemura Fundação Getulio Vargas- FGV
  • Larissa Zanghettin UNIVEM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3411

Palavras-chave:

Cosmético. Matéria Prima Natura. Sustentabilidade. Produção Sustentável.

Resumo

Devido ao aumento da exigência e da vaidade dos consumidores do mercado atual, não é de estranhar o constante crescimento da indústria cosmética brasileira e o desenvolvimento de novos produtos buscando satisfazer, cada vez mais, o desejo dos consumidores. Com o aumento da utilização de cosméticos naturais, surgiu um novo nicho de mercado de cosméticos, chamado de “cosméticos verdes”, que são produzidos apenas por produtos naturais e orgânicos. Posteriormente, em consequência, surgiram os “consumidores verdes”, adeptos ao consumo de cosméticos que não utilizam substâncias sintéticas e ou derivados animais, devido ao fato destes serem mais sustentáveis e seguros ao ser humano. Esse artigo visa analisar os fatores que levam ao crescimento da produção e investimento em cosméticos naturais (verdes), através do estudo dos processos e insumos utilizados na fabricação de cosméticos naturais, estabelecendo as vantagens da produção orgânica e sustentável, a qual tem apelo cada vez maior no mercado consumidor. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica, à partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e análise comparativa entre produtos já conhecidos no mercado.

Biografia do Autor

Fabrina Barbieri Peres, UNIFAI

Farmacêutica Bioquímica pelas Faculdades Adamantinenses Integradas, desde 2010 (atual UNIFAI) e Engenheira de Produção pelo UNIVEM, Centro Universitário Eurípedes Soares da Rocha, desde 2018, possuiexperiência em distribuição farmacêutica, laboratório de matérias primas farmacêuticas, fitoterápicos e varejo farmacêutico, além de ter atuado com elaboração de projetos de proteções de linhas de produção industrial, referentes a NR12.

Larissa Caliani Uemura, Fundação Getulio Vargas- FGV

Engenheira de Produção pelo UNIVEM, Centro Universitário Eurípides Soares da Rocha, Pós-Graduada em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Fundação Getulio Vargas. Possui experiência em projetos de melhoria contínua nossegmentos de higiene e limpeza e colágeno bovino assim com pesquisa e desenvolvimento de embalagens metálicas, 3 peças, para indústria alimentícia.

Larissa Zanghettin, UNIVEM

Engenheira de Produção pelo UNIVEM, Centro Eurípedes Soares da Rocha, possui experiência em Mecânica de usinagem, desenvolvimento de produto e pesquisa, qualidade industrial e atendimento ao cliente, além de atuar em projetos de melhorias contínua e redução de custos.

Downloads

Publicado

30/12/2021

Como Citar

Peres, F. B. ., Uemura, L. C. ., & Zanghettin, L. . (2021). ANÁLISE DE PROCESSOS E INSUMOS NA FABRICAÇÃO DE COSMÉTICOS NATURAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 425–439. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3411