DESIGUALDADE SOCIOECONÔMICA NA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS MENTAIS

Autores

  • Adriana Souza da Silva Faculdade de Educação e Meio Ambiente

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3231

Palavras-chave:

Saúde mental. Socioeconômica. Saúde pública. Vulnerabilidade social. Transtornos mentais.

Resumo

A saúde mental é termo complexo que envolve inúmeras circunstancias do contexto psicossocial. E a desigualdade socioeconômica é um fator de risco que podem desencadear prejuízos na qualidade de vida e diretamente ligado a influência de desenvolvimento de transtorno mentais.  Por esse motivo o presente trabalho busca desempenhar de forma ampla as características psicológicas e sociais que atualmente tem influencia para desencadear transtornos mentais entre os indivíduos. A pesquisa biográfica foi desenvolvida através de materiais digitais, artigos científicos indexados a plataforma reconhecidas no meio acadêmico. Com esse objetivo de reflexão e ampliação dos conhecimentos científicos na temática de saúde mental e correlação das desigualdades socioeconômicas dentro da saúde pública brasileira é imprescindível para ampliação e construção de políticas públicas de qualidade que possam alcançar um grande número de indivíduos no Brasil.

Biografia do Autor

Adriana Souza da Silva, Faculdade de Educação e Meio Ambiente

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA. Pós- graduanda em saúde pública com ênfase em ESF. Atualmente residente em Saúde da Família e Comunidade no município de Vilhena/RO pela Faculdade de Educação e Cultura Vilhena – UNESC.

Downloads

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Silva, A. S. da . (2021). DESIGUALDADE SOCIOECONÔMICA NA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS MENTAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1612–1624. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3231