PAPEL DO FARMACÊUTICO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Fabiana dos Santos Pinto Unifac
  • Guilherme Corrêa Polkowski Unifacs
  • Israel Rocha Lima Unifacs
  • Anny Carolinny Tigre Almeida Chaves UESF

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3123

Palavras-chave:

Atuação profissional. COVID- 19. Farmacêutico.

Resumo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou uma crise mundial na saúde pública e privada, mediante o surto do vírus SAR-CoV2. Sendo assim, a propagação do vírus inicialmente ocorreu na China, na província de Hubei, com 58,5 milhões de habitantes, e espalhou-se para os outros países (OMS, 2020). Ante exposto, o farmacêutico possui uma habilidade de identificação de possíveis problemas, que podem ser solucionados em estudos mais específicos na área da saúde de uma população. Dentre a problemáticas, uma das temáticas recorrentes, a automedicação, definida enquanto uma  perspectiva de autocuidado, porém, quando o uso é exagerado, há um ato prejudicial, podendo ter consequências, como efeito indesejado, enfermidades e o mascaramento de doença evolutiva. Sendo assim, o trabalho teve como objetivo apresentar o papel do farmacêutico perante a pandemia da  Covid-19, demonstrando a sua importância diante da descoberta de tratamentos eficazes para a patologia em questão e da atenção farmacêutica perante os mais diversos problemas relacionados a medicamentos  e as possíveis prevenções que tenham sido publicados na literatura no contexto da pandemia da Covid-19.        

Biografia do Autor

Fabiana dos Santos Pinto, Unifac

Graduação em Farmácia , Unifacs/ Feira de Santana. E-mail:

Guilherme Corrêa Polkowski, Unifacs

Graduação em Farmácia , Unifacs/Feira de Santana

Israel Rocha Lima, Unifacs

Graduação em Farmácia , Unifacs/Feira de Santana

Anny Carolinny Tigre Almeida Chaves, UESF

Doutora em Farmácia- UESF.

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

Pinto, F. dos S., Polkowski, G. C. ., Lima, I. R. ., & Chaves, A. C. T. A. . (2021). PAPEL DO FARMACÊUTICO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 911–923. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3123