CONTRIBUIÇÃO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO INTEGRAL E HUMANIZADO DA SAÚDE MENTAL DE PACIENTES VIVENDO COM HIV: INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM

Autores

  • Matheus Ferreira Fortunato UNIG
  • Milenna Costa da Silva UNIG
  • Thayene Roque da Silva UNIG
  • Alexandre Gonçalves UNIG
  • Fernanda Cardoso Corrêa Póvoa UNIG
  • Wanderson Alves Ribeiro UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v4i01.28145

Palavras-chave:

HIV. Saúde Mental. Enfermagem. Humanização da Assistência. Cuidado Integral. Adesão ao Tratamento.

Resumo

A infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) ainda é considerada uma questão de saúde pública, não apenas pelos efeitos clínicos da doença, mas também pelo seu impacto emocional, social e psicológico sobre a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV. É nesse sentido que a atuação do enfermeiro se torna essencial para garantir um cuidado que seja tanto integral quanto humanizado, principalmente no que diz respeito à saúde mental. Este trabalho teve como finalidade explorar a contribuição do enfermeiro para um atendimento integral e humanizado da saúde mental de pessoas que vivem com HIV, com ênfase nas principais intervenções de enfermagem que visam promover o bem-estar psicológico, fortalecer a adesão ao tratamento e minimizar os efeitos psicossociais da doença. O estudo é uma revisão bibliográfica de natureza descritiva e abordagem qualitativa, realizada através de pesquisas nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), MEDLINE, LILACS, BDENF, PubMed e Google Scholar. Artigos que foram publicados de 2023 a 2025 e que estão acessíveis na íntegra em português foram incluídos. Depois de aplicar os critérios de inclusão e exclusão, 50 artigos científicos foram selecionados para compor a amostra final. As estratégias de acolhimento, escuta qualificada, comunicação terapêutica, educação em saúde e fortalecimento do vínculo terapêutico foram evidenciadas como capazes de reduzir o sofrimento psíquico, aumentar a adesão ao tratamento e promover uma melhor qualidade de vida para os pacientes. Chega-se à conclusão de que o enfermeiro tem uma função estratégica na promoção da saúde mental, na humanização do atendimento e no fortalecimento do cuidado integral às pessoas que vivem com HIV, favorecendo uma assistência mais ética, inclusiva e focada nas necessidades do indivíduo.

77 49

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Matheus Ferreira Fortunato, UNIG

    Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

  • Milenna Costa da Silva, UNIG

    Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). 

  • Thayene Roque da Silva, UNIG

    Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). 

  • Alexandre Gonçalves, UNIG

    Enfermeiro, Mestre em Enfermagem FE-UERJ. Doutor em Enfermagem EEAN-UFRJ, Doutor em Artes Visuais EEAN-UFRJ, Enfermeiro do Hospital Municipal Miguel Couto Rj/RJ, Professor Adjunto da FAETEC, Professor da UNIG. 

  • Fernanda Cardoso Corrêa Póvoa, UNIG

    Enfermeira. Mestre em Educação Em Saúde pela Universidade Federal Fluminense; Docente na Graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). 

  • Wanderson Alves Ribeiro, UNIG

    Enfermeiro. Mestre, Doutor com pós-doutorado pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF; Docente nos Cursos da Universidade Iguaçu (UNIG) de Graduação em Enfermagem, Lato Sensu em Enfermagem em CTI e Emergência; Enfermagem em Neonatologia e Pediatria; Enfermagem em Obstetrícia; Fisioterapia em CTI com ênfase em Nenonatologia, Pediatria e Adulto. Stricto Sensu: Mestrado Acadêmico em Vigilância em Saúde. 

Downloads

Publicado

2026-07-20

Como Citar

Fortunato, M. F., Silva, M. C. da, Silva, T. R. da, Gonçalves, A., Póvoa, F. C. C., & Ribeiro, W. A. (2026). CONTRIBUIÇÃO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO INTEGRAL E HUMANIZADO DA SAÚDE MENTAL DE PACIENTES VIVENDO COM HIV: INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 4(01), 1-21. https://doi.org/10.51891/rease.v4i01.28145

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1-10 de 50

Artigos Semelhantes

11-20 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.