ALZHEIMER PRECOCE: FATORES PREDISPONENTES, DIAGNÓSTICO E MANEJO

Autores

  • Dillhyenne Badaró de Araújo Afya
  • Ana Clara Dias Zapula Afya
  • Dayla Cavalcante Rodrigues Afya
  • Amanda de Jesus Rodrigues Gil Afya
  • Fernanda Luiza Andrade de Azevedo UESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i5.26250

Palavras-chave:

Alzheimer Precoce. Neurodegenerativo.. Fatores predisponentes. Manejo.

Resumo

Esse artigo buscou abordar a Doença de Alzheimer de Início Precoce (DAIP) acerca do curso clínico, dos fatores predisponentes e do manejo, por meio de uma revisão de literatura, com ênfase na diferenciação entre DAIP e Doença de Alzheimer de Início Tardio (DAIT), incluindo artigos publicados entre 2015 e 2025, obtidos nas bases de dados “Alzheimer's Association”, “ScienceDirect”, “Cochrane” e “PubMed”, utilizando as palavras-chave “Alzheimer”, “early” e “on-set”, com o conectivo AND. A pesquisa evidenciou que a DAIP possui curso clínico mais agressivo, com manifestações não amnésicas, devido ao maior acúmulo de proteína tau e deposição de beta-amiloide, favorecendo um declínio cognitivo acelerado, e dentre os fatores predisponentes estão o estresse crônico e a genética, com mutações nos genes PSEN1, PSEN2 e APP. O diagnóstico envolve avaliação clínica, uso de biomarcadores e exames de imagem e seu manejo inclui controle sintomatológico e terapias emergentes como imunoterapia passiva e terapia gênica. O estudo aponta que a influência genética é o principal fator de impacto na formação expressiva de placas beta-amiloides e seu curso clínico difere por iniciar com um quadro de perda neurofuncional não amnésica, sendo tais características fundamentais para o direcionamento do diagnóstico e manejo precoces.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dillhyenne Badaró de Araújo, Afya

Acadêmica do curso de Medicina na Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna.

Ana Clara Dias Zapula, Afya

Acadêmica do curso de Medicina na Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna.

Dayla Cavalcante Rodrigues, Afya

Acadêmica do curso de Medicina na Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna.

Amanda de Jesus Rodrigues Gil, Afya

Acadêmica do curso de Medicina na Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna.

Fernanda Luiza Andrade de Azevedo, UESC

Mestrada em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos (UESC), Farmacêutica (Unime/ Itabuna) - Professora Orientadora, Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna.

Downloads

Publicado

2026-05-12

Como Citar

Araújo, D. B. de, Zapula, A. C. D., Rodrigues, D. C., Gil, A. de J. R., & Azevedo, F. L. A. de. (2026). ALZHEIMER PRECOCE: FATORES PREDISPONENTES, DIAGNÓSTICO E MANEJO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(5), 1–17. https://doi.org/10.51891/rease.v12i5.26250