A PRÁTICA PROFISSIONAL HUMANIZADA DO TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA: PERSPECTIVAS BIOÉTICAS E DESAFIOS PARA O CUIDADO ÉTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23465

Palavras-chave:

Bioética. Cuidado ético. Tecnólogo em radiologia. Humanização.

Resumo

A aplicação da bioética enquanto disciplina e campo interdisciplinar é fundamental para uma formação que respeite as condutas éticas na operação de equipamentos e no atendimento aos pacientes no exercício profissional do Tecnólogo em Radiologia (TR). As implicações e condutas éticas associadas ao atendimento do assistido diante do uso de tecnologias de diagnóstico e tratamento como a radioterapia e exames por imagem, deve fazer parte da consideração da atuação profissional do TR. Objetiva-se refletir teoricamente sobre os avanços tecnológicos na saúde e seus impactos na humanização do cuidado. Trata-se de estudo teórico conceitual que parte das reflexões da pesquisa de mestrado em bioética da primeira autora. O resultado aponta para a escassez bibliografias e a relevância da bioética na integração ética e humanizada das tecnologias na prática clínica do TR, assegurando o respeito aos direitos humanos e o bem-estar integral dos pacientes. Identificou ainda escassez de publicações sobre a identidade profissional e formação moral do TR, evidenciando a necessidade de mais estudos sobre os valores dessa profissão. Considera-se que os referenciais bioéticos podem orientar a prática clínica, promovendo um cuidado em saúde que integre avanços tecnológicos e humanização, sem perder de vista os valores éticos e os direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel Regina Zampol Sanches de Toledo, Pontifícia Universidade Católica do PR (PUCPR)

Mestre em Bioética pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do PR (PUCPR), especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Metodista de São Paulo com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas. É graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo e em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS). Atualmente é docente, psicóloga organizacional e membro do Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade ILAPEO em Curitiba-PR

Andréa Leite Ribeiro, PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pós-doutoranda em Bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), doutora em Bioética pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (UnB), mestre em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), com especialização em Saúde Mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e em Gestão da Saúde Pública com ênfase em Educação na Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É graduada em Serviço Social. Atualmente, é consultora técnica da Coordenação-Geral de Ações Estratégicas em Pesquisa Clínica (CGPCLIN) do Decit/SECTICS/MS. Foi membro titular e, atualmente, é coordenadora adjunta da CONEP/CNS.

Renato Soleiman Franco, Pontifícia Universidade Católica do PR (PUCPR)

É doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal e mestre em Tecnologias em Saúde pela PUCPR. É médico, graduado em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e especialista em Psiquiatra com Residência Médica pela da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente, professor no Programa de Pós-Graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Downloads

Publicado

2025-12-24

Como Citar

Toledo, I. R. Z. S. de, Ribeiro, A. L., & Franco, R. S. (2025). A PRÁTICA PROFISSIONAL HUMANIZADA DO TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA: PERSPECTIVAS BIOÉTICAS E DESAFIOS PARA O CUIDADO ÉTICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 6942–6957. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23465