MORTALIDADE POR COMPLICAÇÕES AGUDAS DO DIABETES MELLITUS NO BRASIL E NO ESTADO DO PARANÁ, ENTRE 2012 E 2022: UMA ANÁLISE DE SÉRIE TEMPORAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19091

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus. Mortalidade. Complicações agudas.

Resumo

Esse artigo buscou avaliar a mortalidade por complicações agudas do diabetes mellitus no Estado do Paraná e no Brasil, entre 2012 e 2022. Para isso, foram utilizados dados sobre mortalidade de indivíduos brasileiros, de ambos os sexos, e de todas as faixas etárias, disponíveis no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde (DATASUS). Os resultados demonstram que, entre 2012 e 2022, houve aumento da taxa de mortalidade por complicações agudas do diabetes mellitus no Brasil (33,7%), assim como no estado do Paraná (30%). No Paraná, a macrorregião com maior número de óbitos foi a Leste (44,6%), seguido pelas regiões Norte (20,8%) e Noroeste (19,3%). Tanto a nível nacional (19%), como no estado do Paraná (12%), as mulheres apresentaram maior taxa de mortalidade em relação aos homens. Ainda, em ambos cenários, indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos foram os mais afetados, representando mais de 50% da mortalidade por diabetes. Embora a prevalência do diabetes no Paraná tenha reduzido nos últimos 10 anos, a taxa de mortalidade continua a aumentar. Dessa forma, o desenvolvimento e manutenção de políticas públicas para controle e prevenção do diabetes são de suma importância.

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Biografia do Autor

Eleandro Zanon, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Acadêmico de Medicina no Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

Ellen Carolina Zawoski Gomes, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Bióloga, Mestre em Biociências e Saúde, Docente no Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

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Publicado

2025-05-08

Como Citar

Zanon, E., & Gomes, E. C. Z. (2025). MORTALIDADE POR COMPLICAÇÕES AGUDAS DO DIABETES MELLITUS NO BRASIL E NO ESTADO DO PARANÁ, ENTRE 2012 E 2022: UMA ANÁLISE DE SÉRIE TEMPORAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 2000–2010. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19091