NARRATIVAS E MEMÓRIAS NA ESCRITA E RE(ESCRITA) DE UMA TESE

Autores

  • Francisca Jelma da Cruz Sousa Instituto Federal do Maranhão
  • Antonia Edna Brito Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15949

Palavras-chave:

Escrita. Narrativas. Avaliação da aprendizagem.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de re(escrita) de uma Tese apresentada no ano de 2022 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. (PPGEd/ UFPI). O trabalho apresentado com a temática: “Das concepções às práticas avaliativas na Educação Profissional e Tecnológica: Intercambiando histórias de professores”, foi orientado pela Professora Dra. Antonia Edna Brito. No trabalho apresento o texto introdutório da Tese e toda a organização para escrita e re(escrita). Foi utilizado o método biográfico com ênfase na pesquisa narrativa. Como dispositivos de pesquisa o memorial de formação e as rodas de biografização guiaram a construção dos caminhos metodológicos bem como a análise das narrativas por meio da análise compreensiva-interpretativa, segundo Souza, objetiva “[...] apreender regularidades e irregularidades de um conjunto de narrativas orais ou escritas, partem sempre da singularidade das histórias e das experiências contidas nas narrativas individuais e coletivas dos sujeitos implicados em processos de pesquisa e formação “(Souza, 2014, p. 43). Na escrita e re(escrita) da Tese apresenta um nível de complexidade na construção e correlação entre os capítulos, bem como em todo o processo de doutoramento que exige leituras intensas, interpretações, análises e principalmente a compreensão do objeto de estudo em uma proposta que exige do autor dedicação, rigor metodológico e um aprofundamento teórico, metodológico e uma análise detalhada das narrativas que foram utilizadas.

Biografia do Autor

Francisca Jelma da Cruz Sousa, Instituto Federal do Maranhão

Doutora em Educação pela UFPI. Professora do Instituto Federal do Maranhão -Campus Barra do Corda.

Antonia Edna Brito, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação – UFRN Professora da Universidade Federal do Piauí.

 

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Sousa, F. J. da C., & Brito, A. E. (2024). NARRATIVAS E MEMÓRIAS NA ESCRITA E RE(ESCRITA) DE UMA TESE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 977–989. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15949