A RELAÇÃO DAS TICS E OS LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Jocasta Regina Schmidt FAPI – Faculdade de Pinhais
  • Luciane Seibel Helscher Universidad Europea del Atlántico image/svg+xml
  • Bruno Zeitone Kopke do Carmo Universidad Europea del Atlántico - Espanha image/svg+xml
  • Andrei Ricardo Draghetti Universidad Europea del Atlántico, Espanha image/svg+xml
  • Daniete Elisa Eninger Markus Universidade Estadual do Oeste do Paraná image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14920

Resumo

Este estudo visa analisar a incorporação e eficácia das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nos livros didáticos de ciências utilizados no quinto ano do ensino fundamental em Santa Helena, Paraná, durante o triênio 2023-2026. As TICs são vistas não apenas como ferramentas tecnológicas, mas como agentes transformadores capazes de promover um aprendizado mais dinâmico, interativo e inclusivo. A pesquisa qualitativa adotará uma abordagem interpretativa para compreender como as TICs estão sendo integradas e exploradas nos materiais didáticos, focando em três exemplares específicos. O estudo justifica-se pela necessidade de preencher lacunas na efetiva utilização das TICs na educação, especialmente em níveis específicos como o quinto ano do ensino fundamental. Espera-se identificar e refletir sobre a presença e abordagem das TICs nos livros didáticos, propondo reflexões sobre práticas pedagógicas que possibilitem uma utilização mais efetiva dessas tecnologias, considerando as características e necessidades específicas de cada contexto escolar. É perceptível que essas tecnologias, ao longo do tempo, não apenas revolucionaram a maneira como as informações são compartilhadas e acessadas, mas também exerceram uma influência profunda na forma como indivíduos e comunidades interagem e aprendem. Ao moldar as dinâmicas sociais e educacionais, as TICs têm se estabelecido como agentes transformadores, redefinindo os processos de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Jocasta Regina Schmidt, FAPI – Faculdade de Pinhais

Graduada em Pedagogia pela FAPI – Faculdade de Pinhais. 

Luciane Seibel Helscher, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação com especialização em Tics - Universidad Europeia dela Atlántico,  Espanha (UNEA).

Bruno Zeitone Kopke do Carmo, Universidad Europea del Atlántico - Espanha

Mestrando em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico, Espanha (UNEA). 

Andrei Ricardo Draghetti, Universidad Europea del Atlántico, Espanha

Mestrando em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico, Espanha (UNEA).

Daniete Elisa Eninger Markus, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Geografia pela Unioeste — Universidade Estadual do Oeste Do Paraná.

Downloads

Publicado

2024-07-17

Como Citar

Schmidt, J. R., Helscher, L. S., Carmo, B. Z. K. do, Draghetti, A. R., & Markus, D. E. E. (2024). A RELAÇÃO DAS TICS E OS LIVROS DIDÁTICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 1946–1956. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14920