ELEMENTOS PARA UMA COMPREENSÃO HISTÓRICO-CULTURAL DA CATEGORIA MEDIAÇÃO

https://doi.org/10.29327/211653.6.9-1

Autores

  • Cláudia Ap. Valderramas Gomes Universidade Estadual Paulista – UNESP – Assis-SP

Resumo

A categoria mediação ocupa lugar de destaque nas formulações da Psicologia Histórico- Cultural acerca dos processos de desenvolvimento humano. A Escola de Vigotski se ocupou em demonstrar a centralidade dos processos mediadores na constituição de um psiquismo especificamente humano, tomando a mediação como explicativa da transformação dos processos naturais em processos culturais. Este estudo, de caráter bibliográfico, pretende aprofundar as noções que compõem o conceito de mediação na explicação histórico-cultural do psiquismo humano. Para tanto utilizará, principalmente, a obra Atividade, Consciência e Personalidade de Alex Leontiev, como referência para explicitar o que se tem designado mediação na relação entre a atividade e a consciência. Espera-se que os resultados desse estudo possam contribuir para o incremento das disciplinas teóricas e práticas que subsidiam a formação educacional do psicólogo.

 

Biografia do Autor

Cláudia Ap. Valderramas Gomes, Universidade Estadual Paulista – UNESP – Assis-SP

Professora Doutora nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia. Departamento de Psicologia Social e Educacional. Faculdade de Ciências e Letras – Universidade Estadual Paulista – UNESP – Assis-SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-09-19

Como Citar

Ap. Valderramas Gomes, C. . (2020). ELEMENTOS PARA UMA COMPREENSÃO HISTÓRICO-CULTURAL DA CATEGORIA MEDIAÇÃO: https://doi.org/10.29327/211653.6.9-1. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(9), 07. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/144