PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA EM RELAÇÃO À LONGEVIDADE

Autores

  • Eduarda Ferreira de Goes Centro Universitário UniDomBosco
  • Eugenio Pereira de Paula Júnior Centro Universitário UniDomBosco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14146

Palavras-chave:

Idosos. Estudantes de Psicologia. Longevidade. Percepção.

Resumo

Esta pesquisa surge da escassez de publicações científicas de Psicologia voltadas à longevidade. Partindo da questão: “O curso de Psicologia muda a visão dos estudantes sobre a longevidade?" coletou-se dados levantando o perfil dos acadêmicos (n= 73) de Psicologia e quais suas percepções acerca da temática. Um questionário on-line com 26 questões descritivas e assimilativas, investigando a compreensão acadêmica sobre longevidade, assim como uma análise curricular acerca da oferta de disciplinas sobre longevidade foram realizadas. Os resultados apresentados mostram que a falta de disciplinas abordando a temática não influencia na mudança de visão dos estudantes sobre o tema, ainda que quem tenha cursado a disciplina ou a divisão dela em Vida Adulta e Longevidade tenha apresentado mudanças de visão sobre o tema, comprovando a necessidade da disciplina nas graduações de Psicologia, levando a maior preparo profissional e melhorando a visão condizente com o processo e o atendimento a essa população.

Biografia do Autor

Eduarda Ferreira de Goes, Centro Universitário UniDomBosco

Graduanda em Psicologia (2025) - Centro Universitário UniDomBosco. Membro do Grupo de Pesquisa em Neurociências.  

Eugenio Pereira de Paula Júnior, Centro Universitário UniDomBosco

Doutor em Educação Física (2017) – UFPR, Professor/Orientador do Grupo de Pesquisa em Neurociências. 

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Publicado

2024-07-03

Como Citar

Goes, E. F. de, & Paula Júnior, E. P. de. (2024). PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA EM RELAÇÃO À LONGEVIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 677–695. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14146