HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DURANTE O PRÉ-NATAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Vanessa Bandeira de França Universidade Estadual de Goiás
  • Shirley Kellen Ferreira Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0003-1376-212X
  • Thallita de Freitas Ramos Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.12766

Palavras-chave:

Humanização da Assistência; Gestantes; Cuidado pré-natal; Atenção primária à saúde; Enfermagem.

Resumo

Objetivo: O objetivo desse artigo foi analisar a partir dos estudos disponíveis na literatura a assistência da humanização durante o pré-natal na atenção primária à saúde, identificando as ações de humanização da assistência desenvolvidas durante o pré-natal e os fatores que influenciaram o processo de humanização. Método: Como recurso metodológico utilizou-se a revisão integrativa da literatura de acordo com a prática baseada em evidências (PBE), sendo a coleta de dados realizada no mês de setembro de 2023, nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de dados em Enfermagem (BDENF), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (Medline) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), além da Cochrane e do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Resultados: A amostra final foi composta por 9 artigos. A assistência da humanização  no período do pré-natal foi subdividida em duas categorias: Práticas desenvolvidas pelos profissionais de saúde no processo de humanização da assistência ao pré-natal e os Fatores que influenciam a humanização da assistência ao pré-natal. Considerações Finais: Os dados obtidos constataram que grupos de gestantes, o acolhimento e o vínculo entre usuária e profissional puderam incluir significativamente na adesão e continuidade da gestante nas consultas de pré-natal.

Biografia do Autor

Vanessa Bandeira de França, Universidade Estadual de Goiás

Enfermeira formada pela Universidade Estadual de Goiás UnU Ceres Enfermeira formada pela Universidade Estadual de Goiás - UnU Ceres.

Shirley Kellen Ferreira, Universidade Federal de Goiás

Docente do Ensino Superior na Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Ceres, Mestre em Saúde Coletiva pelo IPTSP/UFG Enfermeira formada pela Universidade Federal de Goiás.

Thallita de Freitas Ramos, Universidade Estadual de Goiás

Docente do Ensino Superior na Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Ceres, Mestre em Enfermagem pelo PPGENF - FEN/UFG Enfermeira formada pela Universidade Estadual de Goiás - UnU Ceres. 

Downloads

Publicado

2024-03-20

Como Citar

França, V. B. de, Ferreira, S. K., & Ramos, T. de F. (2024). HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DURANTE O PRÉ-NATAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 2033–2048. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.12766