O USO RACIONAL DO ANÁLOGO GLP-1 SEMAGLUTIDA

Autores

  • Luanna da Silva Paim Bastos Universidade de Salvador
  • Michelle Beatriz Ramos Santos Universidade de Salvador
  • Cristiane Metzker Universidade de Salvador

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11815

Palavras-chave:

Uso racional. Analogo do receptor GLP-1. Obesidade. Diabetes Mellitus tipo 2. Atenção farmaceutica.

Resumo

O presente estudo buscou comprender o papel do farmaceutico no uso dos análogos do GLP-1 (Glucagon-Like Peptide 1) no tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade, bem  como seus principais efeitos colaterais e seu impacto na saúde dos pacientes. A metodologia  utilizada foi uma revisão bibiografica, no qual foram utilizados levantamento de dados e estruturação das informações, através de livros e plataformas científicas digitais, dentre elas, Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Pubmed, nos idiomas espanhol, portugues e ingles. Com isso, foi possivel compreender a contribuição do uso da semaglutida e  as intervenções e auxílios do farmacêutico na promoção de práticas de uso racional da semaglutida e, assim, contribuir para a melhoria do cuidado de pacientes com sobrepeso e diabetes tipo 2.

Biografia do Autor

Luanna da Silva Paim Bastos, Universidade de Salvador

Graduanda em farmácia. Universidade de Salvador (Unifacs).  

Michelle Beatriz Ramos Santos, Universidade de Salvador

Graduanda em farmácia. Universidade de Salvador (Unifacs).  

Cristiane Metzker, Universidade de Salvador

Orientadora. Mestre em Ciencias farmacêuticas. Professora universitária do curso de Farmácia de Unifacs, campos Paralela.

Downloads

Publicado

2023-11-10

Como Citar

Bastos, L. da S. P., Santos, M. B. R., & Metzker, C. (2023). O USO RACIONAL DO ANÁLOGO GLP-1 SEMAGLUTIDA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 2152–2164. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11815