AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DIRECIONADOS AO INDIVÍDUO COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10580

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Atenção Primária. Hipertensão Arterial. Intervenção.

Resumo

As práticas de educação em saúde na atenção primária são de suma importância, principalmente no contexto da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo realizar a promoção de saúde através da criação de um "Circuito em Saúde" com o intuito de prevenir e conscientizar sobre a hipertensão arterial, por meio de ações educativas realizadas por acadêmicos de medicina, coordenados por seu respectivo preceptor de estágio. A intervenção foi desenvolvida para os usuários cadastrados da Unidade Básica de Saúde (UBS), em Redenção-PA, e também para atender a livre demanda das respectivas microáreas. Com isso, através de uma abordagem de fácil compreensão, a intervenção baseou-se em desenvolver a autonomia do paciente, por meio do conhecimento acerca da hipertensão arterial.Contudo, evidencia-se que as atividades educativas na atenção primária são fundamentais para promover o conhecimento sobre as patologias que lhes acometem e incentivar o autocuidado dos mesmos. Por fim, é notória a relevância das atividades de educação em saúde na atenção primária, com o intuito de promover uma abordagem holística e integrada, visando melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes.

Biografia do Autor

Rayssa Maria Santos Andrade, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR

Graduanda em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

Joais Alexandre da Silva Filho, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR

Graduando em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

Vitor Lucas Oliveira de Lima, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR

Graduando em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

Emanuela Amancio Sousa Silva, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR

Graduanda em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

Melyssa Inêz Silva Carneiro, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR

Graduanda em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

Thaís Ferreira Campos, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR

Graduanda em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

Aisley Alyne Alvim de Oliveira, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR

Graduanda em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

Lyzandra Santos Linhares, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR

Graduanda em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

Anna Lydia de Bessa Albino, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR

Graduanda em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

Suêndalla Marinho Rosa, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR

Graduanda em Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR.

Cleber Queiroz Leite, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR

Graduado em Medicina pelo Centro Universitário São Lucas - UNISL e Docente na Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR, pertecente ao Grupo AFYA de Redenção no Pará. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7847-1166. 

Paulo Ricardo dos Santos, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR

Graduado em Enfermagem e Docente pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR, pertencente ao Grupo AFYA de Redenção no Pará. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5606-3674. 

Luiza Karoline Barbosa Muniz, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB e Docente na Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR, pertecente ao Grupo AFYA de Redenção no Pará. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4018-285X. 

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Publicado

2023-08-02

Como Citar

Andrade, R. M. S., Silva Filho, J. A. da, Lima, V. L. O. de, Silva, E. A. S., Carneiro, M. I. S., Campos, T. F., … Muniz, L. K. B. (2023). AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DIRECIONADOS AO INDIVÍDUO COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 226–235. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10580